• 18/05/2017 (00:02:57)

  • Repórter: Airton Gontow

CinemaCinema/Grátis/Grátis

Projeto nostálgico e, ao mesmo tempo, inovador leva o encanto do cinema drive-in a Erechim


O Cine Autorama é um projeto de cinema ao ar livre, que retoma o modelo do charmoso Drive-in, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos próprios carros. Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece a qualquer que seja o clima, mesmo com frio, chuva e vendaval, já que os espectadores estão dentro dos seus carros e o telão inflável é resistente às intempéries. A entrada é sempre franca.

O projeto, que este ano visitará 10 cidades do Interior do Rio Grande do Sul e 10 de São Paulo, foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo CPFL Energia e realização da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. A primeira cidade gaúcha a ter a programação do Cine Autorama, com o patrocínio da RGE, será Erechim, nos dias 24 e 25 de maio. Na quarta-feira, o longa exibido será “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” e o curta será “O Melhor Som do Mundo”. Na quinta, o longa será “Elis”, e o curta “Dá Licença de Contar”.

Programação do Cine Autorama* em Erechim

Dia: 24 de maio, quarta-feira
Local: Secretaria de Educação (antiga RGE), à avenida dos Farrapos, 603
Programação da Mostra Musical
20h – Exibição do curta-metragem “O Melhor Som do Mundo”
20h15 – Exibição do filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”
Entrada franca

Sinopse do curta “O Melhor Som do Mundo” (2015, 13min)
Direção de Pedro Paulo de Andrade. Vinicius não coleciona figurinhas, carrinhos ou gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?

Sinopse do longa “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978, 1h50min, 12 anos)
Dirigido por Randal Kleiser, com John Travolta e Olivia Newton-John nos papeis principais. Na Califórnia na década de 50, Danny e Sandy, um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

Dia: 25 de maio, quinta-feira
Local: Secretaria de Educação (antiga RGE), à avenida dos Farrapos, 603
Programação da Mostra Musical
20h – Exibição do curta-metragem “Dá Licença de Contar”
20h15 – Exibição do filme “Elis”
Entrada franca

Sinopse do curta “Dá Licença de Contar” (2015, 17min)
Diretor: Pedro Serrano. Este curta recria o universo das canções de Adoniran Barbosa, colocando o artista dentro de sua obra. Um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode conta a um jovem garçom as divertidas histórias de sua juventude, quando viveu "causos" ao lado de seus dois amigos naquele boteco.

Sinopse do longa “Elis” (2015, 1m55min, 14 anos)
Diretor: Hugo Prata - Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

*Projeto Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE (empresa do grupo CPFL Energia), parceria do Instituto CPFL, da Sices Brasil e da Associação Cultural Simbora, e realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura e Governo Federal.

**Em Erechim, o Cine Autorama conta também com a parceria da Prefeitura Municipal.

***As pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). Mas quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera.