• 22/07/2017 (17:21:20)

  • Repórter: G1

Não é verdade!

Colocar caixa de areia do lado de fora faz gato voltar para casa?

Mensagem tem sido bastante compartilhada na web, inclusive por clínicas de animais. Especialistas dizem que se trata de 'crença popular' e que teoria não tem nenhum embasamento científico.

Circula pelas redes sociais a informação de que se um gato criado dentro de apartamento ou casa sair e se perder, a caixa de areia do animal deve ser colocada do lado de fora da residência porque ele sente o cheiro a 2 km de distância e pode encontrar o caminho do lar. Para especialistas ouvidos pelo G1, a informação não é verdadeira.

O G1 ouviu a médica veterinária Daniela Ramos, pós-doutorada em Clínica Médica Veterinária, com enfoque em comportamento animal, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), e a mestre em zootecnia e doutora em genética e melhoramento animal Aline Cristina Sant'Anna, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e secretária da Sociedade Brasileira de Etologia. As duas dizem que não há nenhum fundamento científico nesta afirmação.

"O gato volta independentemente de ter a caixa de areia ou não", afirma Daniela Ramos. "Eu desconheço, de todos os trabalhos [científicos que já vi]. Não é comum as pessoas colocarem a caixa do lado de fora. E eles voltam do mesmo jeito. Colocar a caixa vai atrai-los mais? Não acredito. Eles deixam tantas marcas pelo caminho que independe disso."

Daniela diz que os gatos utilizam o espaço de maneira bem sistemática: fazem os mesmos trajetos e deixam pelo caminho marcas de urina, de a