• 22/08/2018 (01:01:14)

  • Da Redação

  • Repórter: Ascom

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência promove acessibilidade a sociedade inclusiva

A cerimônia contou com a participação de cerca de 150 pessoas, além de demonstrações de práticas desportiva e cultural.

A inclusão e a acessibilidade só são possíveis com a conscientização de toda a sociedade. Essa foi a ênfase das autoridades durante a solenidade de abertura da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na tarde desta terça-feira (21) no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. Neste ano, o evento será em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre. A cerimônia contou com a participação de cerca de 150 pessoas, além de demonstrações de práticas desportiva e cultural. 

Paralelamente à Semana de 2018, de 21 e 28 deste mês, acontece a segunda edição da Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTai), que ocorre no prédio 16 da Ulbra. A cada ano, o evento busca despertar ações voltadas para a acessibilidade de uma forma mais universal, visando mudar conceitos para que se tenha uma sociedade mais igualitária. 

A promoção do protagonismo das pessoas com deficiência e a formulação de soluções por uma educação inclusiva são alguns dos pontos em evidência do evento. O presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Roque Noli Bakof, explicou que o regime de interiorização das ações da instituição demonstrou que é crescente a participação da sociedade nos diálogos de inclusão. A semana não é só a demonstração de mobilização em torno de uma data, mas de uma causa, que aponta para barreiras que também atingem idosos, obesos e gestantes, observou Bakof. 

Ampliar a consciência da sociedade, para que seja interpretada a acessibilidade não como uma adaptação, mas com um conceito evolutivo do viver em comunidade é outra etapa a seguir. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Denise Russo, saúda o fato da ação conjunta entre os Executivos municipal e estadual em somar os esforços pela inclusão, e não dividir. "São importantes estas atividades que se complementam para tornar a cidade mais acessível, como forma de interação entre os meios de inclusão pelas políticas públicas”, afirma. 

Ao final, o atleta portador de deficiência Mateus Rocha – medalhista em mundial de taekwondo – fez uma demonstração da modalidade. Também houve uma apresentação musical do cadeirante Bruno Schaefer. 

A Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência é organizada pela Faders, Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), com apoio de outros órgãos e instituições do Estado, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça (TJ) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede). 

Participaram da cerimônia, secretários estaduais, prefeitos, representantes de entidades assistenciais, ONG’s, atletas e membros do movimento de portadores de deficiência.