• 10/10/2018 (15:53:42)

  • Repórter: Assesoria/Sicredi NorteRS

  • Fotógrafo: Assesoria/Sicredi NorteRS

Compromisso com a excelência

Sicredi Norte RS/SC presente no Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança

O Prêmio é promovido a cada dois anos, e a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

A concorrência no mundo dos negócios exige das organizações um comportamento diferenciado, pautado por uma gestão e por uma governança cada vez mais profissionalizadas. É preciso antecipar cenários e se reinventar constantemente na busca da excelência. E esse é um processo que vale para todos os modelos de negócio, incluindo o cooperativista. A gestão, no sistema cooperativo, precisa ser democrática, para ser realmente eficiente, onde ganhamos força e espaço quando trabalhamos juntos, com união e compartilhamento, seja de ideias, trabalho, desafios ou resultados.

Baseado nisso, o Sescoop apresenta uma nova edição do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança. Nesta publicação, estão reunidas iniciativas de sucesso implementadas por cooperativas premiadas nas faixas Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2017–2018). O Prêmio é promovido a cada dois anos, e a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). 

Exemplos que mostram dois novos níveis de maturidade – “Compromisso com a excelência” e “Rumo à excelência”, além de exemplos de gestão de cooperativas que melhoraram de forma exemplar os seus processos, o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança reúne 38 iniciativas divididas em oito categorias: Governança, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas e Processos.

O documento destaca as práticas adotadas pelas seguintes cooperativas gaúchas: Sicredi Norte RS/SC (Erechim), Sicredi Pioneira RS (Nova Petrópolis), Unimed Erechim (Erechim) e Unimed Nordeste-RS (Caxias do Sul), nas categorias Estratégias e Planos, Sociedade, Informações e Conhecimento e Processos.

A boa prática da Sicredi Norte RS/SC foi premiada em novembro/17, em Brasília, com o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na categoria Compromisso com a Excelência, faixa Prata e está presente no Compêndio na categoria Estratégias e Planos, com a boa prática sobre o seu Processo de Planejamento Estratégico e Financeiro. A apresentação da ação foi realizada pelos colaboradores da Cooperativa, Iran Joel Bandurka e Anderson Soares Pivotto.

Pautado em fundamentos da excelência como Pensamento sistêmico, Atuação em rede, Aprendizado organizacional, Liderança transformadora, Olhar para o futuro, Decisões fundamentadas e geração de valor, o processo de Planejamento Estratégico e Financeiro da Sicredi Norte RS/SC direciona o foco de todos os envolvidos, buscando uma uniformidade da atuação e aproveitando o potencial de mercado, proporcionando aos associados uma entrega da proposta de valor adequada às suas necessidades, para que ele a perceba como a sua principal instituição financeira cooperativa.

 O Presidente da Sicredi Norte RS/SC, Adelar José Parmeggiani, “a construção e o acompanhamento participativo dos delegados de núcleos, conselheiros e agências no Planejamento Financeiro e Estratégico estão vinculados, direta ou indiretamente, com todas as práticas da cooperativa. Dessa forma, há um alinhamento dos interesses entre todas as esferas de decisão da cooperativa: Associados, Conselho de Administração e Diretoria Executiva, além de nossas equipes de colaboradores direcionadas e buscando atingir os objetivos traçados, onde a estratégia é disseminada e de livre acesso para todos”, destaca Parmeggiani.

Para acessar o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança do Sescoop, acesse o link http://www.sescooprs.coop.br/n...