• 23/11/2018 (18:36:42)

Governança corporativa

Conab avança em ações de governança corporativa

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) obteve sucesso na implementação de boas práticas de governança corporativa, mantendo o mais alto nível do Indicador de Governança IG-Sest estabelecido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Nas primeiras edições, o objetivo da certificação era avaliar a conformidade, se as empresas cumpriam os índices, mas a novidade deste ciclo é que foi avaliado o nível de sucesso na implementação dos índices. Com isso, a nota final da Companhia subiu mais um ponto em comparação com o ciclo anterior, ficando em 8,9.

O resultado é fruto principalmente das ações de transparência pública, que chegou a uma pontuação de 9,7, com a gestão do Portal da Conab voltada para o amplo acesso às informações. A certificação de nível 1 no IG-Sest foi recebida pelo presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (23).

A estatal foi uma das únicas totalmente dependentes do Tesouro Nacional a atingir este nível. No mesmo patamar, estão empresas como a Petrobrás e o Banco do Brasil. Em outro indicador, que avalia a composição e atuação dos Conselhos e Comitês das empresas avaliadas, a Conab também ficou acima da média, com nota de 7,9.

O relatório é elaborado com base em informações e evidências fornecidas pelas empresas à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), que certifica as instituições quanto aos resultados apurados. Na primeira avaliação, realizada em 2017, a Companhia ficou no nível 3, com nota 3,65. Na segunda, feita em maio deste ano, ela atingiu o nível 1, com nota 7,9. Os ciclos de avaliação são realizados a cada seis meses.

O IG-Sest é um indicador que possibilita acompanhar o desempenho da qualidade de governança corporativa das estatais federais, para fins de mensuração do cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei 13.303, de 30 de junho de 2016. Empresas públicas podem atingir um dos 4 níveis de classificação, sendo o nível 1 o melhor deles, atribuídos com base em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretorias.