• 24/11/2018 (03:02:52)

  • Da Redação

Sarampo no Brasil

Brasil tem 9.477 casos confirmados de sarampo

Ocorrências se concentram no Amazonas e em Roraima, estados que enfrentam surtos da doença

Novo balanço divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Saúde revela que já foram confirmados 9.898 casos de sarampo no País em 2018. Até o momento, 13 pessoas morreram por conta do sarampo neste ano: quatro em Roraima, seis no Amazonas e três no Pará. Os dados são referentes a quarta-feira (21), quando as secretarias estaduais de saúde repassaram as últimas informações sobre a situação da doença.

De acordo com o órgão, a maior parte das ocorrências foi registrada no Amazonas, com 9.477 casos confirmados, e em Roraima, com outros 347 casos. Ambos os estados apresentam surtos da doença, relacionados à importação do vírus D8, que circula na Venezuela. O salto no número de registros se deve à força-tarefa realizada em Manaus (AM), que praticamente zerou a lista de mais de 7 mil casos sob investigação na cidade. Apenas nove continuam em avaliação.

Casos isolados

Além dos surtos no Amazonas e em Roraima, a doença atinge outros sete estados, além do Distrito Federal. Houve registros em São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (26), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).