• 27/11/2018 (14:35:57)

  • Da Redação

  • Repórter: Da Redação

  • Fotógrafo: Divulgação

Curso de Pedagogia da UFFS

Curso de Pedagogia da UFFS apresenta atividades de estágio desenvolvidas na região

Foram socializadas mais de 20 experiências realizadas em oito municípios

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim apresentaram, nesta segunda-feira (26), mais de 20 experiências de estágios desenvolvidos na Educação Infantil de escolas de Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Gaurama, Marcelino Ramos, Aratiba, Paim Filho e Ponte Preta.

Em cada uma das instituições, os acadêmicos foram desafiados a propor atividades de acordo com a realidade das diferentes turmas. A aluna Maiara Helena Zabot, por exemplo, estagiou com uma turma de alunos bastante agitados e até um pouco agressivos. “As atividades que desenvolvi foram pautadas por esses conflitos”, conta. “Os alunos sempre precisavam da intervenção dos adultos para resolverem as questões. Optamos por construir diferentes espaços, assinalados pela professora regente da turma”, diz a acadêmica da UFFS, que, a partir de materiais da natureza, não estruturados, como a argila, descobriu uma maneira para as crianças interagirem de uma forma mais positiva. “O tempo do estágio é muito pequeno para termos uma grande mudança, mas, com certeza, houve sim uma pequena transformação”, destaca.

Sua colega de curso, Analise Mariga Chirnev, pontua que a abertura das escolas para o trabalho foi de extrema relevância em todo o processo. “A ajuda das orientadoras e das colegas também foi muito importante. A escola não tem muitos materiais diferenciados para o trabalho”, conta. Logo, todo o auxílio dos futuros pedagogos foi muito proveitoso.

Na escola em que estagiou, a acadêmica Bruna Taise Lovera levou alguns debates sobre a construção da identidade na Educação Infantil. “As crianças ainda têm aquela velha concepção de que o rosa é da menina e o azul é do menino, por exemplo. Daí a importância de trabalharmos com essas questões”, fala.

Os estágios da Pedagogia foram apresentados durante a tarde e a noite, no Auditório do Bloco A da UFFS. Depois de apresentarem os relatórios para a banca, os acadêmicos socializaram seus trabalhos com a construção de espaços que remetiam às temáticas abordadas. Os estágios foram realizados pela turma de 2015 do curso e supervisionados pelas professoras Flávia Burdzinski de Souza e Adriana Loss.