• 28/11/2018 (08:21:24)

  • Repórter: Assessoria

  • Fotógrafo: Divulgação

Coletivo Educador da URI

Alunos implantam horta em escola de Cruzaltense

  O projeto desenvolvido na Escola Mario Quintana, chamado de “Sustentabilidade na escola”.

Uma horta instalada na Escola Municipal Mario Quintana, em Cruzaltense, é o primeiro resultado prático da participação da professora Francieli Baldissera, da disciplina de Ciências, no Coletivo Educador da Universidade Regional Integrada- Uri, de Erechim

A horta foi implantada pelos alunos do 7º e 9º ano e com o apoio da professora de Ciências, Francieli Baldissera e do professor de Técnicas Agrícolas, Cristian Dall`Agnol, como atividade extraclasse,  a partir do conhecimento repassado no Coletivo Educador da URI. Com a ajuda dos professores, as crianças construíram os canteiros, prepararam o terreno, plantaram as mudas e as colheitas já estão acontecendo. 

A professora Francieli explica que a capacitação vai além das noções práticas. “Recebemos orientação, participamos de cursos, mini oficinas, tudo voltado à agroecologia”. Depois de vários meses de encontros mensais e da aplicação prática do conhecimento, a professora apresentou um relato do que foi implantado para o Coletivo. “Pode parecer uma coisa simples, mas através da horta e das técnicas que usamos, passamos informações e aumentamos a consciência dos alunos sobre a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos”, relata a professora.

O projeto desenvolvido na Escola Mario Quintana, chamado de “Sustentabilidade na escola” prevê também a implantação da compostagem e de um espiral de ervas. Todo o conhecimento teórico para isso já foi pesquisado e reunido em materiais e a implantação vai ser feita no ano que vem. Também existe a intenção de implantar um sistema para captar a água da chuva, que será utilizada para irrigar a horta e a limpeza da escola.