• 29/11/2018 (03:10:59)

  • Assessoria

Eleição para diretores

Apuração da eleição para diretores de escolas está em fase de finalização

A novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece.

A apuração dos votos da eleição para diretores e vice-diretores nas 2,5 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul, ocorrida nesta terça-feira (27), está em fase de finalização. O processo eleitoral, que mobilizou a comunidade escolar e definiu os gestores pelos próximos três anos, aconteceu simultaneamente em todas as instituições de ensino mediante votação direta com chapas inscritas.

Até às 17h30 desta quarta (28), conforme os dados repassados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), 1.320 escolas já têm as urnas completamente apuradas. Em 737 delas ocorreu a reeleição do diretor.

Além disso, 454 instituições de ensino não tiveram chapas inscritas e, neste caso, a Secretaria da Educação (Seduc) irá indicar o gestor a partir de critérios de titularidade e antiguidade do quadro docente da escola. Em 10 estabelecimentos não houve quórum e a eleição será realizada na próxima quarta (5). A previsão é de que a divulgação do resultado final do pleito, com a apuração dos votos restantes, inclusive da capital, ocorra nesta quinta (28).

Novidade

A novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training). A carga horária de 120 horas é dividida em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse ainda neste ano.