• 03/12/2018 (22:06:52)

V FECIATA

Secretário da Agricultura recebe demandas da região em reunião da Amau

A expectativa do prefeito é de que até a metade do próximo ano o município esteja inserido no Susaf

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein, recebeu do prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, documento de adesão do município ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf). A entrega ocorreu durante reunião da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), sediada na Câmara de Vereadores de Três Arroios, na sexta-feira (30/11). A reunião foi conduzida pelo  presidente da Amau, prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, e contou com a presença do presidente do Legislativo, Volmir Soccol, do secretário municipal da Agricultura, Laércio Tubin, prefeitos da região, do deputado estadual Gilmar Sossela, e lideranças regionais, entre elas, o gerente do Escritório Regional da  Emater/RS/Ascar de Erechim,  Gilberto Tonello, e do coordenador regional da Saúde, José Mantovani. Klein recebeu ainda outras demandas nas áreas da agricultura e ambiental. 

A expectativa do prefeito é de que até a metade do próximo ano o município esteja inserido no Susaf, que é uma das políticas públicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e possa comercializar os produtos das agroindústrias além do município. De acordo com o prefeito Zarichta, o município tem quatro agroindústrias na área de embutidos.
O Susaf é um sistema que, entre outras atribuições, atua na regularização de agroindústrias para que elas possam comercializar de modo geral os produtos e ampliar a participação em feiras. 
Após a reunião, prefeitos, deputados e lideranças regionais participaram da abertura oficial da V Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de Três Arroios