• 04/12/2018 (14:27:58)

  • Da Redação

Campanha Dezembro Vermelho

Município lança a Campanha Dezembro Vermelho contra a IST/AIDS

A Campanha é uma ação que visa conscientizar a população sobre os cuidados e práticas, buscando evitar o aparecimento de doenças

O município, através da Pasta da Saúde realizou, na manhã desta terça-feira, 4, junto a Unimed Erechim, com a presença de todos os parceiros, a Campanha “Erechim: Juntos na prevenção IST/AIDS”, iniciativa de prevenção em saúde contra a AIDS e infecções sexualmente transmissíveis, idealizada por várias entidades de saúde que constituem um grupo permanente de trabalho que tem como desafio pensar ações de promoção e prevenção em saúde.

Fazem parte do grupo, a Secretaria Municipal de Saúde, UNIMED, Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Centro Hospitalar Santa Mônica e Hospital de Caridade, que atua de forma coesa e permanente já idealizou ao longo do ano diversas campanhas, como a “Atchim Erechim”, “Vacinar e Proteger – Bora Vacinar” e “Todos por elas – quem ama cuida”.

Na Mesa de trabalhos, o vice-prefeito Marcos Lando, presidente da Unimed Alcides Mandelli Stumpf, Clarice Maroso, Serviço de Assistência Especializada IST/AIDS e o palestrante, o médico infectologista, Vanderlei Madalozzo. Também presentes, o presidente do Poder Legislativo, Rafael Ayub, a vereadora Eni Scandolara, Direção Técnica do Hospital de Caridade, Direção e equipe técnica da FHST, acadêmicos do curso de Medicina, além de outros presentes que lotaram o salão de eventos da cooperativa.

A Campanha é uma ação que visa conscientizar a população sobre os cuidados e práticas, buscando evitar o aparecimento de doenças, a AIDS e as infecções sexualmente transmissíveis, evitando o surgimento de enfermidades decorrentes, internações hospitalares e em casos mais graves, óbitos.

O mês de dezembro, também conhecido como Mês Vermelho, traz para o debate a relevância da prevenção quando se trata de IST e AIDS e, nesse cenário, diversas ações são executadas no Brasil e no mundo.

O Dia Mundial da Luta contra a AIDS tem como foco principal, lembrar as pessoas de se prevenirem contra a doença e também a importância do diagnóstico precoce. O Dia se transformou num momento de luta contra a AIDS com o apoio da Organização das Nações Unidas e da Assembleia Mundial da Saúde. Durante todo o mês as UBSs do município estarão intensificando a realização do teste.

Falando através de um vídeo, o secretário de Saúde, Jackson Arpini agradeceu a todos os presentes, principalmente os parceiros da iniciativa. “Um momento de lembrar as campanhas realizadas até agora, buscando a prevenção e colocando o assunto em pauta com a sociedade em geral, melhorando a qualidade de vida das pessoas”.

O vice-prefeito Marcos Lando destacou o momento como muito importante para o município e para a saúde da população, de unir forças e buscar, através de campanhas e programas, os melhores resultados na área de saúde. “Ações que tenham, cada vez mais, efeitos positivos no controle e no combate às doenças”.