• 04/12/2018 (15:13:49)

  • Da Redação

Internet no campo

Internet no meio rural beneficia 68 famílias do município

Como principal objetivo, está em melhorar a permanência do jovem no campo.

Com o projeto, “Inclusão Digital no Meio Rural”, este que foi motivo de premiação para o município durante a realização do 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, ocorrido no município de Campo Bom, com o Título de Prefeito Inovar 2018, já são 68 famílias beneficiadas em duas etapas

No Programa Municipal de Inclusão Digital no Meio Rural (Ruralnet), viabilizado através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, o município custeia os equipamentos e despesas de instalação do serviço, no valor de R$ 300,00 por família.

Como principal objetivo, está em melhorar a permanência do jovem no campo. A partir de 2019 toda produção terá de ser lançada com Nota Fiscal Eletrônica, e o acesso à internet será uma ferramenta necessária para isso.

O objetivo é modernizar as propriedades e incentivar a permanência dos produtores rurais no campo. São beneficiados os agricultores empreendedores ou investidores rurais que tenham na agricultura ou pecuária sua principal fonte de renda.

Para conseguir o benefício, os agricultores devem se cadastrar junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar (Condesa), conforme a ordem de inscrição.

Além de residir no município, o produtor rural precisa ter o Talão do Produtor modelo 15, com movimentação mínima a cada dois meses ou mediante o ciclo de cada atividade agropecuária; estar em dia com as obrigações perante a Fazenda Pública Municipal; fazer cadastro junto à pasta e não ter sido beneficiado pelo programa nos últimos cinco anos.