• 26/12/2018 (18:18:39)

  • Da Redação

Inspeção de carnes e derivados

CRMV-RS divulga nota oficial sobre a inspeção de carnes e derivados

Nota oficial esclarece posição a respeito da polêmica sobre a inspeção de carnes e derivados

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) divulga nota oficial sobre esclarecer sua posição a respeito da polêmica sobre a inspeção de carnes e derivados, a partir do anúncio da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de acabar com a inspeção diária nos frigoríficos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) vem a público esclarecer sua posição a respeito da polêmica sobre a inspeção de carnes e derivados.
A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, quer acabar com a fiscalização diária do governo, reduzindo o controle do poder público a eventuais auditorias. Enquanto isso, o atual ministro Blairo Maggi posiciona-se contrário a essa decisão, pelo fato de que terá um grande impacto econômico no país, prejudicando as exportações.
Nós, médicos veterinários e zootecnistas, como profissionais de ampla atuação na saúde única, somos responsáveis pela qualidade dos alimentos de origem animal desde o início da cadeia produtiva até que o produto chegue à mesa do consumidor. Nossa preocupação vai além da economia ou das políticas internacionais: queremos, antes de qualquer coisa, a garantia da segurança alimentar da população.
O CRMV-RS acredita que o controle de qualidade, quando feito pela própria empresa que lucrará com a venda dos produtos, gera um grande conflito de interesses. De qualquer forma, independente do modelo de inspeção adotado pelo governo, continuaremos zelando pela excelência dos serviços prestados à sociedade e fiscalizaremos de perto a atuação dos profissionais responsáveis, sejam eles servidores públicos ou não. Nosso compromisso é garantir que o interesse econômico da indústria e do comércio não se sobreponha aos interesses da saúde pública.

Porto Alegre, 22 de dezembro de 2018.

Lisandra Dornelles
Presidente do CRMV-RS