CIDADE

  • 08/02/2019 (13:36:59)

  • Repórter: Veja

Quebra de sigilo

Receita abre investigação sobre patrimônio de Gilmar Mendes e sua mulher

Relatório aponta variação patrimonial sem explicação.

A Receita Federal está atuando para detectar “focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência” de Gilmar Mendes e de sua mulher, Guimar”, diz a Veja.

A desconfiança consta de um relatório de maio de 2018, que “aponta uma variação patrimonial de 696.396 reais do ministro e conclui que Guiomar ‘possui indícios de lavagem de dinheiro’”.

Ainda segundo a matéria, Gilmar, por sua vez, entrou com uma petição na PGR e na própria Receita quanto às acusações.“O que causa enorme estranhamento e merece pronto repúdio é o abuso de poder por agentes públicos para fins escusos […]”, disse o Ministro do STF. 

Gilmar Mendes pede investigação sobre abuso de poder da Receita

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, classificou a divulgação de um relatório feito pela Receita Federal sobre seu patrimônio como um abuso de autoridade e uma estrategia deliberada para atacar sua reputação. O ministro pediu abertura de investigação pela Procuradoria-Geral da República e pela Receita Federal. Gilmar enviou também ofício ao presidente do STF, Dias Toffoli.