CIDADE

  • 12/02/2019 (09:34:20)

Alerta laranja

Frente fria traz tempestade e ventos fortes para PR, SC e RS

Aviso do Inmet inclui área do Alto Uruguai gaúcho na rota de possível tempestade. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de volume de chuva entre 50 e 100 mm/dia, vento intenso (60-100 Km/h), e queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para terça-feira (12) e quarta-feira (13) válido para todo o Paraná e partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, o temporal pode atingir essas áreas entre a 1h de terça e início da madrugada de quarta.

As fortes chuvas previstas devem ser acompanhadas por ventos intensos, de 60 a 100 km/h, caracterizando um perigo moderado (alerta laranja). O órgão ainda informa que há possibilidade de queda de granizo. Além de abranger o estado do Paraná inteiro, o aviso do Inmet é válido para os Planaltos Norte e Sul, Oeste e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e no Noroeste do Rio Grande do Sul, na região das Missões e Alto Uruguai.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, o Inmet recomenda que, se possível, as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante o temporal, além de não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Segundo o Simepar, essas condições se devem a uma frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul e avança sobre Santa Catarina e Paraná, deixando o tempo instável em toda a região. As chuvas podem ser acompanhadas de raios e se intensificam na tarde de terça-feira.