Telefone AU ONLINE: (54) 3522 - 4888

Editoria SEGURANÇA

SEGURANÇA

SEGURANÇA

Envie sua matéria para Repórter Cidadão

BALADA SEGURA

Operação completa um ano com menos acidentes em Erechim

  • 25/07/2013 15:42:00

Município recebe nesta sexta-feira (26) presidente do Detran e coordenador estadual da Balada Segura Nesta sexta-feira (26), o Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, desenvolve atividades em comemoração ao primeiro ano da Operação Balada Segura no município.

Estarão presentes, em solenidade que será realizada às 14h30, no Salão Nobre da Prefeitura, o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer e o coordenador estadual da Balada Segura, Adelto Rohr. De caráter educativo, a Balada Segura foi implantada em Erechim em 4 de julho de 2012 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura, através da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal. 

Erechim foi 7º município do Rio Grande do Sul a receber a Operação que foi desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante. Em um ano de operação, de acordo com os dados do Detran/RS, o município de Erechim apresentou uma redução 60% nos acidentes de trânsito com vítimas fatais nas vias urbanas e de 20% nos acidentes de trânsito com lesão corporal nas vias municipais, de acordo com dados do13º Batalhão de Polícia Militar.

“Álcool e direção estão vinculados diretamente a uma combinação fatal. A fiscalização está garantindo o bem estar da comunidade, especialmente dos jovens. O objetivo da operação não é coibir a venda de bebidas alcoólicas, tampouco as festas e o trânsito dos jovens à noite, mas sim conscientizar a população de que a ingestão de álcool não deve ser sucedida da condução de veículos”, frisa o secretário de Segurança, Rafael Testa.

“A grande maioria dos condutores que fazem hoje o teste de alcoolemia nas blitzes da Balada Segura, aproximadamente 95% estão abaixo da penalidade, com resultado negativo para ingestão de álcool. Isso só comprova que fiscalização com ênfase na educação pode mudar a conduta das pessoas”, conclui o secretário. 

Números da Balada Segura em Erechim Número de operações – 37

Veículos abordados – 3.322

Veículos autuados – 289 (8,70%)

Veículos recolhidos – 32 (0,96%)

CNH's recolhidas – 162 (4,88%)

CRLV's recolhidos – 3 (0,09%)

Testes de etilômetro realizados – 3.241 (97,56%)

Autuados por recusa – 81 (2,44%)

Autuados por embriaguez – 52 (1,57%)

Autuados por crime de embriaguez – 26 (0,78%)


                         Fonte – Detran/RS