Telefone AU ONLINE: (54) 3522 - 4888

Editoria BRASIL

BRASIL

BRASIL

Envie sua matéria para Repórter Cidadão

Programação Especial

Porto Alegre completa 242 anos hoje

  • 26/03/2014 08:27:44
  • Assessoria
  • Fotógrafo: Divulgação

Porto Alegre completa 242 anos nesta quarta-feira, 26, e a prefeitura promove uma programação de entrega de serviços públicos e agenda cultural para envolver moradores e turistas. Um dos destaques é a inauguração do Mirante Cristal, às 17h30, uma das obras mais simbólicas do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A programação Porto Alegre – 242 anos, com mais de 85 atrações de 13 a 30 de março, é um tributo ao centenário do nascimento de Lupicínio Rodrigues, comemorado em 2014.

No aniversário da Capital, o prefeito José Fortunati será o palestrante da reunião-almoço Tá na Mesa, na Federasul. Às vésperas de sediar a Copa do Mundo de 2014, o tema do encontro será a visão da Capital além da Copa. Às 20h, no Theatro São Pedro, será realizado o tradicional evento para entrega da medalha “Cidade de Porto Alegre”. O reconhecimento será entregue a 30 pessoas e instituições que se destacaram por contribuições ao desenvolvimento cultural, social ou econômico de Porto Alegre.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Limpeza no Arroio Dilúvio - A partir das 10h, equipes do DMLU iniciam a primeira limpeza do arrio em 2014, na esquina da av. Ipiranga com av. Borges de Medeiros. Em 2013, foram realizadas quatro ações e removidas 267 toneladas de resíduos (230 toneladas em maio, 21 toneladas em agosto, 11 toneladas em outubro e 5 em novembro e dezembro). O DMLU irá montar na esquina da Ipiranga com a Borges estrutura para divulgação do novo Código Municipal de Limpeza Urbana), buscando sensibilizar moradores e comerciantes sobre as novas regras, que começam a valer no dia 7 de abril.

Educação para o trânsito - Das 9h às 11h, EPTC realizam ação educativa na Esquina Democrática (rua dos Andradas com av. Borges de Medeiros), no Centro Histórico. Serão distribuídos materiais educativos, além bate-papo com a população. O objetivo é alertar sobre os deveres e direitos no trânsito, com uma mensagem de paz a todos que circulam nas ruas da Capital.

Parceria com Renato Borghetti - Uma aula especial, às 15h30, marca o lançamento do projeto Fábrica de Gaiteiros, viabilizado por convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O evento será realizado no auditório da Smed , com apresentação dos alunos do projeto e participarão do músico Renato Borghetti, colaborador e responsável pela doação das gaitas para as aulas. Estarão presentes na solenidade o prefeito José Fortunati e a secretária de Educação Cleci Maria Jurach. A oficina oferece aulas duas vezes por semana, quando os jovens aprendem noções teóricas e práticas de gaita-ponto. A Fábrica de Gaiteiros é uma ação ligada ao Programa Cidade Escola.

Mirante Cristal / Socioambiental - Será inaugurada às 17h30 uma das obras mais simbólicas do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), incluindo as Estações de Bombeamento de Esgoto - EBEs Cavalhada (C2) e Cristal, a chaminé de equilíbrio do Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia e o Mirante do Cristal. Instalado na avenida Diário de Notícias, 760, o conjunto serve para bombear os esgotos coletados nas bacias dos arroios Dilúvio e Cavalhada para o emissário subaquático e por meio deste até a ETE Serraria para tratamento. A obra da Estação de Bombeamento do Cristal e da bacia do Cavalhada foi aproveitada para também se converter em um equipamento público de promoção turística para Porto Alegre. No local foi instalado um mirante que permitirá à população e aos visitantes apreciar o pôr-do-sol do Lago Guaíba.

Programação musical - Dois eventos voltados à música erudita fazem parte da programação de aniversário da cidade. Às 18h30, com entrada franca, ocorre o recital de estreia do projeto Clássicos na Pinacoteca, na Pinacoteca Ruben Berta, rua Duque de Caxias, 973. Temas de autores como Mozart, Villa-Lobos e Puccini estão no programa. No mesmo horário, será realizado o primeiro concerto da Orquestra Filarmônica da PUCRS nesta temporada. O repertório inclui canções de bandas de rock, como Queen, Pink Floyd, Metallica e Rolling Stones. Haverá participação especial da Banda dos Professores da Famecos. A apresentação será no Teatro do Prédio 40, na avenida Ipiranga, 6.681, e a regência é do maestro Marcio Buzatto.

Medalha de Porto Alegre - Em cerimônia do Theatro São Pedro, às 20h, tradicional medalha “Cidade de Porto Alegre” será entregue a 30 pessoas e instituições que se destacam por contribuições ao desenvolvimento cultural, social ou econômico de Porto Alegre. A solenidade terá as presenças do prefeito José Fortunati e da primeira-dama Regina Becker. A lista dos homenageados neste ano inclui lideranças comunitárias consagradas na defesa dos interesses dos moradores da Capital e integrantes do Corpo de Bombeiros que atuaram no combate ao incêndio do Mercado Público, entre outros destaques.