Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação
SEMINÁRIO INTERNACIONAL | UFFS sedia seminário internacional sobre inclusão nas universidades
Pesquisadores de diferentes países estarão em Erechim no mês de junho. Inscrições para ouvintes já estão abertas
Redação
por  Redação
13/05/2019 09:30 – atualizado há 4 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim sediará, de 10 a 13 de junho, um seminário internacional sobre inclusão de indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, imigrantes e setores populares nas universidades. O evento servirá também para a definição de novas metas para ações afirmativas de inclusão e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os participantes, estão pesquisadores da Argentina e de Portugal.

Serão apresentados os resultados de estudos realizados por diferentes universidades do Brasil e do exterior, referentes aos avanços conquistados pelos vários países em relação às políticas de inclusão de grupos historicamente excluídos do Ensino Superior.

A inscrição para o evento (ouvintes) está aberta até o dia 31 de maio, por meio do site https://www.uffs.edu.br/formularios/eventos/seminario-internacional-inclusao.

A programação inclui o lançamento de dois livros, com organização de pesquisadores como a professora Adriana Loss, da UFFS. A docente é uma das responsáveis pelo projeto “Centro de Formação de Professores (CEFORP) – Estudos sobre interculturalidade na universidade”, que conta com a parceria da Universidad Nacional de Missiones (UNaM) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O projeto, que recebeu recursos da SECADI/CAPES através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, resultou também em ações de mobilidade acadêmica para universitários da UFFS.

Programação do evento

10 de junho

8h30 – Momento Cultural/Mesa de Abertura/Apresentação do projeto pelos coordenadores – breve contextualização e lançamento das obras Volume I e Volume II.

10h às 12h – Conferência “A inclusão da população indígena”, com a antropóloga social Ana Gorosito Kramer (UNaM – Posadas/Argentina). Moderadora: Lísia Regina Ferreira (UFFS).

13h30 – Palestra “Desafios da inclusão no Ensino Superior” - Trabalhos desenvolvidos pela Unioeste. Moderadora: Katia Aparecida Seganfredo (UFFS).

19h30 – Palestra “Inclusão no Ensino Superior”, com Pablo Daniel Vain (UNaM – Posadas/Argentina).

11 de junho

9h às 11h30 – Apresentação dos resultados das investigações do grupo de investigadores da Argentina. Coordenação da mesa: Pablo Daniel Vain.

13h30 às 17h – Apresentação dos resultados das investigações do grupo de investigadores do Brasil (UPF / Unioeste / UFFS). Coordenação da mesa: UPF, Unioeste e UFFS.

19h – Painel “As vozes dos sujeitos: indígenas, haitianos, camponeses (UFFS) e deficientes (Unioeste)” - Relato dos bolsistas de intercâmbio. Coordenação: Solange Todero Von Onçay (UFFS).

12 de junho

9h às 11h30 – Apresentação dos resultados das investigações do grupo de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

13h30 às 16h – Análise da prof. Ana Gorosito Kramer (UNaM – Posadas/Argentina) das investigações e apresentações realizadas.

16h30 às 19h – Discussão e avaliação dos resultados; definição de metas para ações afirmativas de inclusão e permanência nas IES.

20h – Jantar de confraternização (por adesão).

13 de junho

19h – Lançamento do livro “Vygotsky: Imaginação e criação na infância” e palestra com Zoia Prestes (UFF).

Ascom

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...