Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro
SUINOCULTURA CRESCE EM BARRA DO RIO AZUL | Encontro de suinocultores celebra o crescimento
Os criadores de suínos de Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul participaram na manhã desta quarta-feira, 15, de um encontro que contou com três importantes palestras.
Redação
por  Redação
15/05/2019 18:36 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A primeira foi proferida pelo extensionista da Emater-RS/Ascar, Jair Zorzanello, que falou sobre a situação atual da suinocultura em Barra do Rio Azul. Em seguida, o médico veterinário e coordenador técnico da Boehringer Ingelheim, Ricardo Lippke, de Mafra, Santa Catarina, abordou o tema: “Uso Prudente da Medicação na Suinocultura”. E a terceira palestra teve como tema: “Meu mundo além da porteira”, com o médico veterinário e gerente comercial da empresa Zinpro, Ton Kramer, de Toledo, Paraná.

O momento foi para celebrar o crescimento do setor no município. Segundo os dados da ACSURS, no Estado, Barra do Rio Azul cresceu 9,05% no período de 2017 para 2018. Sendo o 32º no Rio Grande do Sul e o 3º maior da região do Alto Uruguai que mais abateu suínos no ano passado. Isso se traduz no resultado dos investimentos que a Administração Municipal está fazendo na agricultura, através dos projetos e benefícios que são oferecidos aos produtores.

Com este resultado de aumento na produção de suínos e os investimentos nos demais setores, Barra do Rio Azul apresentou um crescimento em seu índice, com aumento de 5,97% a mais de retorno de ICMS neste ano. Na região do Alto Uruguai, é o 4º município com maior crescimento.

Em seu pronunciamento o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda destacou, que uma das primeiras ações da atual gestão foi o Programa Municipal de Incentivo aos Suinocultores, beneficiando os produtores com recursos financeiros, além de outros auxílios. “Nós desde o início da Administração tivemos a preocupação de ajudar os nossos agricultores a permanecer no município.

A prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, falou da importância da suinocultura, o quanto evoluiu nos últimos anos no município e que juntamente com a equipe da Administração estão trabalhando para ajudar os suinocultores.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Barra do Rio Azul, através da Secretaria da Agricultura, juntamente com a Emater/Ascar e Núcleo de Suinocultores, com o apoio das integradoras e cooperativa Aurora, CooperAlfa, Copérdia e BRF.

Estiveram presentes, prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, vice-prefeito Maximino Basso, presidente da Câmara de Vereadores, Leonor Rigo, presidente do Núcleo de Suinocultores, Evaldo Fiabani, prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, vice-prefeito de Itatiba do Sul, Gentil Zati, gerente regional da Emater, Gilberto Tonelo, supervisor de suínos no estado da Aurora, Fabrício Haubert, gerente da CooperAlfa de Barra do Rio Azul, Domingos Marmentini, técnico da Copérdia, Jeferson Casaroto, secretário municipal da Agricultura, Benildo Trentin, gerentes de cooperativas, equipe da Emater, vereadores, secretários municipais.

Fotografo: Divulgação

Fotografo: Divulgação

Leonardo Bortolotto/Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...