Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Filhote de baleia-franca é encontrada morta em Laguna
Fêmea é recém-nascida e causa da morte ainda não foi definida
Redação
por  Redação
02/08/2019 14:22 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade


Um filhote de baleia-franca, nascido nessa temporada no litoral Sul de Santa Catarina, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira. A fêmea, que mede cerca de 4,5 metros, estava na faixa de areia da Praia do Sol, em Laguna, e será recolhida por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O cetáceo foi localizado por volta das 7h da manhã por moradores, que acionaram o projeto de monitoramento. Ainda não se sabe causa da morte, que será definida somente após a necropsia realizada pela Udesc. Não há nenhuma marca aparente ou ferimento no corpo do animal.

A equipe do Instituto Australis também esteve no local para prestar atendimento ao animal. A bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto, explica que não é possível definir de qual baleia é o filhote, visto que mais algumas chegaram à região nos últimos dias.

O recolhimento do cetáceo é feito dentro do Protocolo de Encalhe da APA da Baleia-Franca, parte integrante do Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos. Essas ações são condicionantes para o licenciamento ambiental do Polo Pré-Sal, exigido pelo Ibama para que a Petrobrás possa explorar a área.

Colaborou: NSC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE