Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
1043 guarda-vidas reforçarão efetivo de segurança a partir de sábado no RS
O contingente é formado por 389 civis e 664 militares – sendo 406 do Corpo de Bombeiros e 258 da Brigada Militar atuando em águas internas e de mar
Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
19/12/2019 10:36 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Operação RS Verão Total 2020, que vai de 21 de dezembro a 2 de março, deve contar com 1.053 guarda-vidas para reforçar o efetivo da segurança pública no litoral. O contingente é formado por 389 civis e 664 militares – sendo 406 do Corpo de Bombeiros e 258 da Brigada Militar atuando em águas internas e de mar.

Os profissionais civis temporários foram selecionados a partir de um processo dividido em duas etapas antecedentes ao início do curso. A primeira fase, realizada pela Junta Policial Militar de Saúde (JPMS), submeteu os candidatos a exames para análise do estado clínico geral e de sanidade mental. Já a segunda, realizada na praia do Lami, em Porto Alegre, consistiu em testes de aptidão física, onde os concorrentes realizaram atividades envolvendo corrida e natação, sendo avaliados pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Após o processo seletivo, os classificados realizaram o curso de capacitação de Guarda-Vidas Civis Temporários, que teve 200 horas de carga horária, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. Durante a formação, os alunos foram submetidos às provas de suficiência física e técnica, bem como ao teste de conhecimentos teóricos específicos, que tornaram os aprovados aptos a atuar. O treinamento terminou na segunda-feira, com a formatura das últimas duas turmas que atuarão na Operação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE