Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores demanda pedidos de ações relacionadas ao Coronavírus
Vereadores sugerem ao Poder Executivo ações que envolvem a vacinação, atendimento na UPA e inclusão das agências bancárias no decreto de calamidade pública
Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
24/03/2020 10:42 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (23), alguns dos pedidos de providências tinham relação direta com o combate à pandemia do novo coronavírus. 

Em uma destas solicitações, o vereador Rafael Ayub (MDB) sugere ao Poder Executivo a instalação de equipes volantes nos bairros de Erechim para aplicação de vacinas contra a gripe, evitando, assim, aglomerações de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após a sessão, o pedido foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura.

Segundo o parlamentar, basicamente a solicitação tem como finalidade seguir as devidas orientações e protocolos emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto às formas de prevenção ao coronavírus. “É responsabilidade da Prefeitura resguardar a saúde de toda a população que acessa os serviços disponibilizados pelo Município, sobretudo pelo fato de que os primeiros vacinados são os idosos, justamente o grupo de maior risco da Covid-19”, observa Ayub.

Buscando garantir da melhor forma possível os serviços de saúde à população erechinense, o vereador Ale Dal Zotto (PSB) solicitou ao Poder Executivo, na sessão ordinária da última segunda-feira (23), que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcione 24 horas durante o período de obras do pronto-socorro do Hospital Santa Terezinha, iniciada recentemente. O pedido de providências foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura após a leitura no plenário da Casa Legislativa.

De acordo com Dal Zotto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, com casos confirmados e suspeitos no município, é importante que a população conte com todo o suporte na área da saúde. “Devido a essa onda de contágio e para atender melhor os munícipes de nossa cidade, sugerimos a abertura da UPA em período integral, já que o pronto-socorro ainda permanecerá em obras durante alguns meses”, reforça o vereador.

Já o vereador André Jucoski (PDT), solicitou ao Poder Executivo que o decreto emitido na última sexta-feira (20), que dispõe sobre as medidas para o enfrentamento, prevenção e mitigação da emergência de saúde pública seja estendido para toda a rede bancária de Erechim.

O parlamentar considera de grande importância que os trabalhadores do referido serviço sejam contemplados pelo decreto. “É fundamental que a rede bancária esteja incluída na lista das empresas, órgãos e entidades que tenham que parar suas atividades por este período, já que em outras cidades estão parando, e as pessoas acabam por vir buscar estes serviços em Erechim, potencializando a propagação do vírus”, avalia Jucoski. O pedido foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura após a sessão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE