Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação
UFRGS vai realizar até 500 testes de Covid-19 por dia
Voluntários do Instituto de Ciências Básicas da Saúde receberão treinamento para início dos trabalhos nas próximas semanas
Assessoria
por  Assessoria
26/03/2020 14:59 – atualizado há 4 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS) se prepara para realizar entre 400 e 500 testes de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) por dia a partir das próximas semanas. A demanda veio do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) diante da crescente procura por testes no Estado e do reconhecimento, pelo órgão estatal, da capacidade técnico-científica que a Universidade tem nos seus quadros e nos equipamentos de pesquisa.

Segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, já foi realizada a convocação de voluntários, entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação, e o pedido foi aceito por dezenas de pessoas. O ICBS está sendo preparado para iniciar os trabalhos, com a alocação de equipamentos e organização de salas para o serviço. Na semana que vem, os voluntários, já definidos, começam a capacitação em vista da atuação assim que os kits de testes chegarem à UFRGS.

O trabalho será todo realizado nas dependências do ICBS, desde o recebimento de amostras até o resultado final, usando os kits fornecidos pelo LACEN. O principal foco, segundo Ilma Brum, serão testes de covid-19 dos profissionais de saúde envolvidos na linha de frente, já que a detecção desses casos é de suma importância para conter uma disseminação dos vírus entre as equipes médicas.

Papel da Universidade

Ilma Brum da Silva demonstra a satisfação do Instituto em poder oferecer os serviços da Universidade à comunidade gaúcha: “Estamos disponibilizando nossos serviços e a expertise em pesquisa científica que a UFRGS tem. É nosso compromisso devolver à sociedade todo investimento feito”. A diretora ainda afirma que, posteriormente, com aquisição de um novo equipamento, o Instituto poderá realizar até 1,8 mil testes por dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...