Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EBC
Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul chega a 4.055 mortes por coronavírus
Neste domingo (13), o Rio Grande do Sul chegou a 4.055 óbitos e 156.903 infectados pelo vírus, desde o início da pandemia de coronavírus.
O Sul
por  O Sul
13/09/2020 19:37 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nas últimas 24 horas, o Estado registrou mais 15 mortes por coronavírus e 641 novos casos da doença, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES). As mortes divulgadas pela Saúde correspondem ao período entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro.

Os municípios que tiveram perdas para a covid-19 foram Boqueirão do Leão (homem, 63), Canoas, que informou a morte de dois homens, um de 63 e outro de 71 anos, Capão da Canoa (mulher, 86), Imbé (mulher, 76), Passo Fundo (mulher, 66) e Pelotas (mulher, 83). Em Porto Alegre, o número de vítimas foi maior que os demais municípios: cinco mortes em decorrência do coronavírus, sendo quatro mulheres e um homem. Santa Maria (homem, 89), São Leopoldo (homem, 63) e Viamão (homem, 75) também tiveram uma morte cada, nas últimas 24 horas.

O número de recuperados no Estado é de 144.105 (92% dos casos). A letalidade aparente é de 2,6%. Com 98% dos municípios com registros da doença, o RS só tem oito cidades sem o coronavírus.

A taxa de ocupação das UTI está em 76,9%. Destes, 1.490 leitos são ocupados por pacientes que foram confirmados com coronavírus. Outros 803 estão com suspeita da doença.

Distanciamento controlado

O mapa preliminar semanal do Distanciamento Controlado do Estado recebeu, nas últimas 36 horas, oito pedidos de reconsideração por parte de municípios e de associações regionais. O levantamento divulgado na sexta-feira (11), aponta sete regiões com bandeira vermelha (alto risco) e 14 com laranja (risco médio).

Todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja.

Segundo o Piratini, o número de pedidos de reconsideração diminuiu consideravelmente desde que o sistema de cogestão, no qual as regiões podem adotar protocolos próprios, foi implementado. A cogestão foi adotada na 14ª rodada.

As sete regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Porto Alegre, Erechim, Palmeira das Missões, Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Até o momento, 17 regiões optaram por adotar protocolos regionais: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim.

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde desta segunda-feira (14). A vigência das bandeiras da 19ª rodada começa à 0h de terça-feira (15) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (21).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...