Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade
DAER simplifica renovação do cadastro de empresas de fretamento e turismo
Novas regras para renovação do Recefitur prosseguem enquanto durar a pandemia
Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
16/09/2020 20:46 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

As empresas de transporte intermunicipal na modalidade de fretamento e turismo começaram o mês com regras mais simples para a renovação do registro no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A autarquia, vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado (Selt), suspendeu temporariamente exigências que vinham dificultando o recadastro dos transportadores por causa dos efeitos da pandemia.

Com a medida, as empresas não precisam mais atualizar a documentação de toda a frota para renovarem o registro. A suspensão desse item foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Tráfego do Daer.

Foto: Ascom Daer

"Diante deste momento delicado, o Estado tem priorizado ações para preservar a saúde da população, mas sem descuidar da atividade econômica", salienta o secretário Juvir Costella. "Por esse motivo, precisamos ter sensibilidade e adotar soluções criativas para garantir a sequência de serviços importantes à sociedade."

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, muitos transportadores têm enfrentado dificuldades para manter em dia a documentação de todos os veículos. “A partir de agora, se a frota contar com dez veículos e apenas dois estiverem com licenças atualizadas, estes poderão circular enquanto o restante permanece na garagem", exemplifica. "Com a adaptação das regras à situação pela qual passamos, permitimos que as empresas continuem atuando e possam se recuperar financeiramente.”

A mudança altera as normas da Resolução 5.295 de 2010, eliminando momentaneamente a necessidade de excluir do cadastro do Daer um veículo com problemas na documentação. “Essa era a única saída para a atualização do Recefitur [Registro Cadastral de Empresas Fretadoras e Turísticas Intermunicipais], mas o problema é que os interessados precisavam pagar pela retirada e, depois, pela reinclusão daquele item no sistema”, detalha o diretor de Transportes Rodoviários e presidente do Conselho de Tráfego do Daer, Lauro Hagemann. Cada procedimento chega a aproximadamente R$ 120 por veículo.

As novas regras para renovação do Recefitur prosseguem enquanto durar a pandemia. Os usuários que tiverem dúvidas podem procurar o setor pelos e-mails fretamento@daer.rs.gov.br e turismo@daer.rs.gov.br. Além desses canais, durante o horário comercial, está disponível o telefone (51) 98595-4045.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...