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IPE Saúde e Procergs implantam sistema que facilita cobrança de serviços em saúde
Sistema web Java vai gradativamente substituir o atual Sistema IpeWin, usado desde 2004 e que precisava ser instalado localmente nas máquinas dos prestadores.
Ascom IPE Saúde
por  Ascom IPE Saúde
28/09/2020 09:41 – atualizado há 24 segundos
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O IPE Saúde e a Procergs implantaram o Sistema de Notas de Cobrança, usado pelos prestadores de serviço do IPE Saúde (consultórios, clínicas, laboratórios, pronto-atendimentos e hospitais) para cobrar os serviços médicos prestados aos usuários do plano. No ar desde 1º de setembro, o sistema web Java vai gradativamente substituir o atual Sistema IpeWin, usado desde 2004 e que precisava ser instalado localmente nas máquinas dos prestadores.

Com o novo sistema, não há necessidade de instalação pelo usuário. Ele tem uma interface mais moderna, que simplifica a realização do trabalho, facilita o suporte aos prestadores (tanto por parte do IPE Saúde como pela Procergs), além de existir mais segurança de dados e agilidade na comunicação entre prestadores e o IPE Saúde.

O gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação do IPE Saúde, Renato Delazeri, explica que as conferências de informações acontecem em tempo real. “Não há mais necessidade de um especialista fazer instalação do sistema em uma máquina. O prestador se conecta a partir de um link, que pode ser acessado de qualquer aparelho”, ressalta.

O atual sistema, que será substituído pela nova solução, é usado por cerca de 10 mil prestadores do IPE Saúde para realizar a cobrança de serviços prestados a um público de mais de 1 milhão de segurados. Os valores movimentados no sistema totalizam cerca de R$ 2,4 bilhões por ano. Também trafegam pelo sistema em torno de 6 milhões de documentos anualmente, entre laudos médicos e documentos de auditoria. Em um primeiro momento, a solução está disponível para o atendimento complementar, que engloba exames de consultórios e laboratórios. Posteriormente, a solução será expandida para todos os demais serviços.

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