Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Tech
Instagram comemora aniversário de 10 anos nesta terça-feira
Aplicativo criado por um norte-americano e um brasileiro já não é mais uma mera ferramenta de fotos com filtros.
G1/Tecnoblog
por  G1/Tecnoblog
06/10/2020 10:17 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instagram faz 10 anos nesta terça-feira (6). Cada vez dando mais espaço a vídeos, o aplicativo que já teve nome de uísque e foi criado por um norte-americano e um brasileiro já não é mais uma mera ferramenta de fotos com filtros.

Hoje são 1 bilhão de usuários ativos por mês: o Instagram é a 6ª rede social mais popular do mundo, atrás do próprio Facebook (2,6 bilhões de usuários), do YouTube (2 bilhões), do WhatsApp (2 bilhões) e do WeChat (1,2 bilhão). Aliás, este é um dos poucos dados oficiais divulgados pelo aplicativo.

Para alcançar essa popularidade toda, a rede nunca teve vergonha de adotar funções que fizeram sucesso primeiro nos concorrentes. O Stories, que permite compartilhar fotos ou pequenos vídeos durante 24 horas, se parece muito com Snapchat, app que causou alvoroço no meio da década, atraindo adolescentes.

A história se repete agora, mas com o aplicativo chinês TikTok e seus vídeos curtos e cheios de efeito, vistos por 800 milhões de usuários ativos por mês. Daí a recente chegada do Instagram Reels.

Uma pesquisa de 2017 do Royal Society for Public Health, instituição de saúde pública do Reino Unido, indicou que o Instagram era uma das redes sociais mais prejudiciais para a saúde mental dos jovens.

O principal relato era de sentimentos negativos em relação à autoimagem, causados pela comparação com a "vida perfeita" compartilhada no app.

Instagram anuncia remoção de contagem de curtidas no feed em 2019. — Foto: Divulgação/Instagram

Relembre fatos marcantes do Instagram

  • O Instagram surgiu com outro nome: Burbn (uma brincadeira com "bourbon", tipo de uísque americano). A proposta original envolvia uma ferramenta de localização parecida com a do Foursquare – era usado para fazer check-in em locais e compartilhar fotos.
  • O aplicativo era confuso e, com a chegada do brasileiro Mike Krieger, para o seu desenvolvimento, a dupla decidiu apostar somente nas função de imagens.
  • Em 2010, poucas horas depois do lançamento do Instagram para o iPhone, o Instagram se tornou o app mais baixado na categoria "Fotografia".
  • Só em 2012 a rede social ganhou uma versão para Android, e, alguns dias depois, o Facebook comprou o aplicativo por US$ 1 bilhão.
  • Em 2013, o Instagram ganhou a opção de marcar outros perfis em imagens, incluiu a possibilidade de compartilhar vídeos e criou o Direct, para as pessoas conversarem entre si de forma privada.
  • Em 2016, uma mudança no feed do aplicativo desagradou muitos usuários: as fotos não eram mais exibidas em ordem cronológica e a seleção do conteúdo passou a ser feita com base em um algoritmo – como já acontecia no Facebook.
  • No mesmo ano, Instagram lançou os Stories. Os cofundadores não tiveram vergonha de admitir que a função era uma cópia dos vídeos curtos do Snapchat.
  • Em 2018, o aplicativo apresentou o IGTV, plataforma para usuários compartilharem vídeos maiores, de até 60 minutos, que compete com o YouTube.
  • Também em 2018, os cofundadores do Instagram saíram da empresa. A dupla teria ficado insatisfeita com algumas decisões de Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook.
  • Em 2020, o Instagram anunciou o Reels, com uma proposta parecida com a do TikTok.
  • Recentemente, o Facebook decidiu integrar as mensagens do Instagram e Messenger.

Instagram permite trocar ícone para celebrar 10 anos do app

Para comemorar o aniversário de sua primeira década, a rede social de fotos e vídeos incluiu um recurso escondido nas configurações do app para mudar o ícone do Instagram no Android e iPhone (iOS).

Tecnoblog

Ao todo, há mais de dez opções de ícones, incluindo o atual com outros temas e cores, como Orgulho LGBTQI+, dourado, escuro, laranja, verde e mais. Há, ainda, os primeiros emblemas do aplicativo, que entraram em vigor entre 6 de outubro de 2010, quando o app veio ao ar, e 31 de agosto de 2011, e o ícone do pré-lançamento, de 2010.

A alteração do ícone é realizada pelas configurações do aplicativo da rede social para Android e IOS, mas vale lembrar que a novidade ainda não está disponível para todos os usuários da plataforma.

Como mudar o ícone do Instagram

  1. Atualize o Instagram no seu celular pela App Store ou Google Play Store;
  2. Abra o seu perfil do Instagram e acesse as “Configurações” do aplicativo;
  3. Nas configurações, puxe a tela de cima para baixo até exibir alguns emojis, confetes e ser redirecionado a uma nova página;
  4. Escolha o ícone desejado.

O ícone escolhido será alterado automaticamente na tela inicial do seu celular. Caso queira reverter as configurações, basta repetir o procedimento e escolher a opção “Atual”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...