Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade
Incêndio na Chapada dos Veadeiros termina após 16 dias de combate
Durante as mais de duas semanas, cerca de 250 pessoas trabalharam no combate ao fogo.
CNN Brasil
por  CNN Brasil
11/10/2020 22:31 – atualizado há 11 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O incêndio que destruiu mais de 75 mil hectares na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, terminou neste domingo (11) depois de 16 dias de combate, informou o Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Comando Unificado (Bombeiros e ICMBio), o fogo foi controlado após ações de combate durante a noite de sábado (10) e com o aumento das chuvas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Dos 75.455 hectares atingidos pelo incêndio, 24.198 estavam dentro do Parque Nacional, o que corresponde a cerca de 10% de sua área total. Outros 51.257 hectares fazem parte da Unidade de Conservação de Pouso Alto, correspondendo a aproximadamente 6% da área.

Foto: ICMBio/Divulgação

Durante as mais de duas semanas, cerca de 250 pessoas trabalharam no combate ao fogo. Eles são profissionais do ICMBio, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dos Brigadistas Voluntários da Rede Contra Fogo e da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac).

As operações contaram com o apoio de cinco aviões, um helicóptero e 30 veículos.

Conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), novos focos de calor não foram detectados pelos satélites da região neste domingo (11). Um novo reconhecimento realizado por via terrestre com uso de drone também confirmou a inexistência de focos ativos de fogo.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou a região durante a semana. Pelas redes sociais, ele comemorou o fim do fogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...