Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade
Biblioteca Dr. Gladstone Osório Mársico completa 75 anos neste sábado
O espaço disponibiliza um acervo de 35 mil obras, entre literaturas desde o infantil, infanta- juvenil, romances, suspense, biografias, autoajuda, espíritas e didáticos.
Ascom
por  Ascom
02/07/2021 19:06 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico completa neste sábado (3), 75 anos. O espaço foi criado em 3 de julho de 1946, quando o Prefeito Municipal em Exercício, Américo Godoy Ilha assinou o Decreto 107, instituindo a Biblioteca de Erechim que se constitui em um verdadeiro celeiro cultural, disponibilizando o acervo aos que desejam ampliar seus conhecimentos. Na época, o patrono foi o poeta e escritor, Humberto de Campos.

Além disso, o Decreto 107/1946, foi o mesmo documento que instaurou o cinema que ficava na Av. Maurício Cardoso e chamava-se ‘Apolo’ e posteriormente de ‘Cine Ideal’.

No ano de 1977, juntamente com a fundação da Rádio Erechim e através do Decreto 848, a biblioteca passou a se chamar Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico em homenagem ao renomado advogado, escritor e ex-vereador erechinense falecido em 1976.

Atualmente, a Biblioteca Municipal está atendendo na Av. Pedro Pinto de Souza, 100 junto a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O horário para o público é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O espaço disponibiliza um acervo de 35 mil obras, entre literaturas desde o infantil, infanta- juvenil, romances, suspense, biografias, autoajuda, espíritas e didáticos.

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, a data simbólica remete a importância do espaço para a cidade. “Nossa biblioteca é um grande espaço de produção histórica e cultural. É um local acessível e a disposição de toda comunidade”, pontua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE