Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro
44ª Expointer: Animais já começaram a chegar no Parque Assis Brasil em Esteio
Feira será aberta no próximo sábado e vai até 12 de setembro.
Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
30/08/2021 10:24 – atualizado há 6 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O início do ingresso dos animais de argola – os que participarão de julgamentos e premiações durante a 44ª Expointer, de 4 a 12 de setembro – foi cercado de cuidados na manhã desta segunda-feira, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Além da habitual triagem de cada exemplar inscrito para a exposição pelos fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), proprietários e peões que conduziam os animais precisaram passar pela avaliação dos servidores da Secretaria da Saúde que tomaram a temperatura e conferiram o teste de Covid-19 exigido pelo regulamento.

Os primeiros animais a entrarem no parque foram os oito ovinos das raças Texel, Merino Australiano e Ile de France do criador Sérgio Luiz Oliveira, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana. Estacionado defronte ao Portão 8 desde a tarde de domingo, o ovinocultor foi o primeiro a chegar no parque pelo sexto ano, excluindo 2020, quando a Expointer foi digital.

O segundo carregamento a ser recebido pelos fiscais veio também de Uruguaiana. Seis bovinos da raça Braford, da Estância do Sossêgo, conduzidos pelo cabanheiro Magaiver da Rosa.

A secretária da Agricultura, Silvana Covatti, recepcionou os criadores e disse estar preparada para o grande desafio que será fazer uma feira novamente dentro da pandemia. “Sensação de dever cumprido até aqui e a certeza de que preparamos o parque para um evento seguro e que vai mostrar o que o estado tem de melhor: sua produção agropecuária”, comemorou.

Os 2.825 animais de argola inscritos para a Expointer poderão ingressar no parque até o sábado, dia 4, das 8h às 22h. A saída ocorre a partir da noite do domingo, dia 12. Os 1.232 animais rústicos, destinados a leilões e provas equestres, poderão entrar e sair do parque conforme os eventos de que participem forem realizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE