Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação
Educação Profissional oferece cursos técnicos e gratuitos em Erechim e região
As inscrições seguem abertas até o dia 28 de novembro pelo site da Secretaria de Educação.
Assessor de Comunicação 15º Coordenadoria Regional de Educação
por  Assessor de Comunicação 15º Coordenadoria Regional de Educação
20/11/2021 17:04 – atualizado há 29 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Rede Estadual da Educação Profissional possui 157 escolas localizadas em regiões pontuais do Estado, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente são ofertados 63 cursos técnicos de nível Médio para mais de 25 mil estudantes. Os cursos podem ser desenvolvidos de forma articulada ou subsequente ao Ensino Médio. A forma articulada pode ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica, ou seja, o estudante pode ingressar em um curso técnico após concluir o Ensino Fundamental (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio), enquanto cursa o Ensino Médio (concomitante ao Ensino Médio) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente).

Para o ano letivo de 2022, a Secretaria Estadual de Educação irá modernizar os currículos, qualificar o ensino e alinhar o conhecimento ao potencial econômico das regiões do Estado. Isso acontece através da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), que recentemente reformulou quatro destes cursos: agropecuária, informática, administração e eletrotécnica. 

Conforme o superintendente de Educação Profissional, Frederico Cardoso Guedes, as mudanças foram tomadas com base em evidências por meio de um modelo de adesão pedagógica e econômica juntamente com a revisão da matriz curricular de 309 cursos técnicos. 

“É muito importante esse alinhamento dos cursos técnicos ao potencial econômico e ao interesse dos estudantes. Atende ao universo do trabalho e, ao mesmo tempo, aos estudantes. Essa estruturação de longo prazo gerará riqueza nas diversas regiões, pois criará nas empresas locais a confiança para se aproximarem das escolas e poderem investir e empregar mais jovens”, destaca.

Os cursos técnicos e sua importância

Os cursos técnicos aceleram a entrada do estudante no mercado de trabalho, além de preparar o mesmo para lidar com uma sociedade cada vez mais desenvolvida tecnologicamente. Atualmente, as empresas estão dando cada vez mais valor a profissionais técnicos, buscando suprir uma demanda por mão de obra especializada e qualificada, que hoje está em crescimento constante no país. O ensino no curso técnico é voltado para o mercado de trabalho, aliando conhecimentos teóricos e práticos durante sua duração.

Além disso, o curso técnico ensina a exercer uma função específica e necessária no mercado de trabalho da região. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos alunos que possuem formação técnica, têm conquistado ótimas colocações e maior reconhecimento. Sendo assim, é através dos cursos técnicos que milhares de jovens estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho, com melhores vagas e melhores salários. Uma boa formação técnica aumenta em 50% essas chances e o salário destes profissionais pode ser até 30% maior.

Cursos oferecidos em Erechim e região

Os cursos gratuitos estão sendo ofertados em cinco escolas da Rede Estadual, nas seguintes modalidades e turnos:

  •  Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Erechim) – Técnico em Contabilidade (subsequente diurno); Técnico em Mecânica (integrado diurno e subsequente noturno); Técnico em Eletrotécnica (integrado diurno e subsequente noturno).
  • Escola Estadual José Bonifácio (Erechim) – Curso Normal (magistério – integral diurno)
  • Colégio Agrícola Estadual Ângelo E. Grando (Erechim) – Técnico em Agropecuária (integrado diurno e subsequente noturno)
  • Escola Estadual de Ed. Básica Viadutos (Viadutos) – Técnico Agrícola (integrado diurno)
  • Escola Estadual de Ensino Médio Campinas do Sul (Campinas do Sul) – Técnico em Contabilidade (integrado diurno e subsequente noturno).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...