Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Janssen: controle de qualidade libera 1 milhão de doses para distribuição
O envio aos estados, no entanto, só deve começar na semana que vem.
Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
04/12/2021 11:43 – atualizado há 24 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Após ficar mais de 20 dias retida no controle de qualidade, 1,096 milhão de doses da Janssen tiveram a distribuição liberada, nesta sexta-feira. Isso possibilita ao Ministério da Saúde dar início ao esquema de reforço do imunizante de dose única. O envio aos estados, no entanto, só deve começar na semana que vem.

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Outro lote de mais de 1 milhão de doses ainda aguarda aval do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde). O órgão, ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), também vai analisar outros 2,8 milhões de doses da Janssen que chegaram ao país hoje. Com isso, a expectativa é que o governo repasse aos estados e ao Distrito Federal mais de 4,8 milhões de doses de vacina ainda em dezembro.

A instrução é que todas essas doses sejam usadas para reforço de quem tomou o imunizante de dose única. A aplicação é recomendada a todos aqueles que receberam essa vacina há pelo menos dois meses. Com a chegada da variante Ômicron ao Brasil, o Ministério da Saúde busca acelerar a estratégia vacinal e alcançar aqueles que não retornaram aos postos para completar o esquema primário.

Como as remessas devem ser liberadas em momentos diferentes, o Ministério da Saúde vai priorizar regiões que fazem fronteira com outros países. O objetivo é alavancar a campanha de reforço em locais mais propícios a receber novas variantes.

Por enquanto, as passagens terrestres para estrangeiros seguem fechadas, com exceção do tráfego nas chamadas cidades gêmeas. Mas o presidente Jair Bolsonaro pressiona por um relaxamento nesse sentido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...