Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade
AMAU presente no 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul
Prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, representou a entidade
Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
23/06/2022 19:02 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, representou a AMAU no 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizado entre os dias 20 e 22 de junho, em Restinga Sêca. Com o tema “Conectar os municípios com o amanhã”, o evento marcou o fim da gestão Eduardo Bonotto e a posse do novo Conselho de Administração da Famurs para a gestão 2022/2023, momento em que o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, assumiu a presidência da entidade. Também participaram os prefeitos de Cruzaltense, Joarez Luis Sandri; e o prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim).

A solenidade de Posse contou com importantes nomes e representações de peso para a pauta municipalista gaúcha, como o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; o Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal; e o defensor público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; entre outros nomes.

O evento reuniu mais de 800 pessoas. Além da solenidade que empossou o prefeito Paulinho Salerno como presidente da entidade para a gestão 2022/2023, o Congresso proporcionou palestras de qualificação aos gestores e abordou temas como desenvolvimento econômico e sustentável, patrimônio cultural, turismo, inovação e as cidades do futuro.

Segundo o prefeito de Barra do Rio Azul, no evento foram debatidos temas que os municípios terão que enfrentar a partir de agora, em especial a queda do ICMS, em razão das pautas políticas que não estão resolvendo os preços dos combustíveis e estão tirando dinheiro do estado e municípios que vão prejudicar, sem dúvida, os cidadãos de todas as cidades do Brasil. “Tirando dinheiro da saúde, da educação e de outros investimentos”, afirmou Marcelo. Conforme informou, também foi debatido o turismo como forma de desenvolver os municípios, com palestrante de Portugal mostrando a importância do patrimônio cultural como fomento para o desenvolvimento do turismo e integração. Portugal é hoje um exemplo para o mundo no quesito de que o patrimônio cultural desenvolveu o país.

Para o prefeito de Barra do Rio Azul, o evento “foi importante para representar e prestigiar a AMAU valorizando a nova diretoria que assume a Famurs, o prefeito de Restinga Sêca Paulo Salermo, que reforçou que a AMAU é parceira e que precisa manter as pautas ativas, estar junto com a Famurs, mobilizando e conclamando nosso governo do Estado e o Governo Federal para estarmos cada dia fortalecendo mais a região e trazendo os investimentos necessários para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

Outros temas debatidos foram o TCU+Cidades e alguns produtos criados pelo Tribunal de Contas do Estado para melhorar a relação com as administrações municipais, como canais de comunicação, eventos técnicos e materiais que traduzem informações densas do Tribunal aos gestores; ICMS Educação e Integração Tributária; Cidades como ecossistemas de empreendedorismo e inovação; participação da mulher na gestão municipal; Projeto InovaJunto; Cidades do Futuro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE