Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação
Curso de Farmácia da URI mostra como são produzidos medicamentos utilizando plantas
Alunos do Curso de Farmácia da URI, produziram durante este semestre, produtos que foram mostrados na exposição denominada “Da Planta ao Medicamento”.
Secom URI
por  Secom URI
29/06/2022 09:07 – atualizado há 37 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de mostrar os passos e as técnicas laboratoriais necessárias para, de uma planta se produzirem medicamentos de forma segura e atendendo todas as normas de segurança, estudantes da turma 2021, do Curso de Farmácia da URI, produziram, durante este semestre, produtos que foram mostrados na exposição denominada “Da Planta ao Medicamento”.

O resultado desse trabalho foi divulgado aos demais acadêmicos do Curso e ao público em geral, no Espaço Cultura Viva, em frente a Universidade. A atividade fez parte da disciplina de Farmacobotânica e Farmacognosia, ministrada pelas professoras Juliana Roman e Elisabete Maria Zanin.

Nas aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam a identificar cientificamente as espécies e com elas realizar os processos de moagem, extração, desidratação do extrato, determinação de metabólitos ativos e controle de qualidade.

As plantas presentes na exposição foram: espinheira santa, hortelã, arnica, guaco, maracujá, calêndula e erva mate, onde a maioria são pertencentes à Política e ao Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde). Visa garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.

A avaliação dos visitantes foi positiva e consideraram importante ver o preparo das estudantes, seja na apresentação oral como na produção de fôlderes, pôsteres, amostras de extratos, tinturas e medicamentos.

Os componentes do Coro da URI prestigiaram a exposição e interagiram com o grupo de estudantes, tirando dúvidas, principalmente, sobre o uso e identificação correta das plantas.

Por meio de iniciativas como esta, o Curso de Farmácia vem aproximando os alunos da comunidade, trabalhando em temas relacionados ao ramo farmacêutico, a fim de aprimorar a formação acadêmica e o cuidado farmacêutico, promovendo, assim, ações educativas em saúde.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE