Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte
Pentacampeonato da seleção brasileira completa 20 anos hoje
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a seleção ficou invicta, com sete vitórias em sete jogos.
Agencia Brasil
por  Agencia Brasil
30/06/2022 16:40 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

2 a 0 contra a Alemanha. O Brasil conquistou a Copa do Mundo no Japão em 30 de junho de 2002. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a seleção ficou invicta, com sete vitórias em sete jogos. Marcou 18 gols, levou apenas quatro e se tornou a única equipe a conquistar um pentacampeonato mundial.

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira realizada na Ásia e teve duas sedes: Japão e Coreia do Sul. A campanha classificatória do Brasil foi considerada a pior de sua história. A Canarinho embarcou para o mundial sem favoritismo.

O Brasil mostrou 100% de desempenho em todas as etapas do torneio. Para jogar a final no estádio de Yokohama, no Japão, foram escalados: o goleiro Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior, na defesa; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho e Roberto Carlos, no meio-campo; e no ataque, Rivaldo e Ronaldo. Denílson e Juninho Paulista entraram durante o jogo. Kaká chegou a se preparar para entrar, mas a partida foi encerrada antes.

Ronaldo marcou os dois gols da vitória no segundo tempo. O goleiro alemão Oliver Kahn espalmou a bola após um chute de Rivaldo, Ronaldo aproveitou o rebote e acertou o primeiro aos 22 minutos. O segundo veio aos 34 com um chute no canto esquerdo do gol.

No hora de levantar a taça, o capitão Cafu fez uma homenagem às suas origens e exibiu a frase “100% Jardim Irene” escrita na camisa. O goleiro Oliver Khan da Alemanha, aos 33 anos, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2002. O camisa 9 do Brasil, Ronaldo, levou a chuteira de ouro e a bola de prata. Rivaldo ficou com a chuteira de prata.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE