Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade
Plano de Mobilidade entra na segunda etapa
Empresa responsável irá realizar pesquisa - Origem/Destino - com a população de 01 a 20 de agosto.
Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
28/07/2022 16:56 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Erechim, iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, está em construção, e entra na segunda etapa, que envolve diagnósticos e prognósticos. Assim, de 1o a 20 de agosto, a empresa GO Soluções em Projetos vai realizar a pesquisa - Origem/Destino -, que visa identificar a forma de deslocamento da população de Erechim e, também, a opinião da comunidade em relação à qualidade do modo de deslocamento utilizado.

Como a pesquisa irá ocorrer?

A pesquisa será feita por formulário on-line e o link de acesso ficará disponível no site da Prefeitura de Erechim, e, também, será disparado para o e-mail e o WhatsApp das Comissões Técnica e de Acompanhamento solicitando que façam o compartilhamento livremente entre seus contatos.

Além disso, também será distribuído em residências, estabelecimentos comerciais e públicos, um flyer com o QR Code para acessar o questionário.

Formulário físico

A equipe de entrevistadores irá se deslocar a cada uma das 7 zonas de estudo delimitadas e irá abordar pessoas nas ruas, residências, estabelecimentos comerciais e públicos e em pontos de parada de transporte coletivo. Os entrevistadores farão a leitura das perguntas aos entrevistados e preencherão as respostas com o uso de smartphones.

Cada entrevistador terá a meta de realizar 300 entrevistas, ao todo, haverá um entrevistador em cada zona de estudo e dois na zona correspondente ao centro da cidade. A aplicação da pesquisa pode ocorrer entre o final de julho e início de agosto.

Forma de análise

Os formulários on-line e físico terão as mesmas perguntas, porém as respostas serão direcionadas a planilhas diferentes para fazer a separação de respostas obtidas pelo acesso público ou pela abordagem dos entrevistados.

Com o auxílio dos recursos do software Excel, Autocad e QGis serão elaborados mapas, gráficos e tabelas dos resultados das respostas, auxiliando, assim, a interpretação e a apresentação das informações e do diagnóstico. A empresa comenta que vai analisar a necessidade de utilizar a plataforma de dados quantitativos Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), de acordo com a verificação geral dos dados.

Plano de Mobilidade

Conforme o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o Plano de Mobilidade está diretamente relacionado ao bem-estar da população. “Este é um estudo abrangente envolvendo a sustentabilidade econômica, social e até ambiental do município, oPlano de Mobilidade visa o futuro de Erechim”, afirma.

Audiências públicas

A construção do Plano de Mobilidade prevê a realização de três audiências públicas para participação da comunidade, entidades, empresas e sociedade civil.

Quatro etapas

O Plano de Mobilidade será feito em quatro etapas. A primeira fará o levantamento de informações; a segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; quarta e última, consolidação do Plano de Mobilidade Urbana. A empresa tem 10 meses de prazo para entregar o trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE