Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade
IBGE lança nesta segunda coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 em todo o País
Na área de Erechim, composta por 29 municípios, 250 profissionais contratados estarão envolvidos na coordenação, supervisão e coleta das informações, aplicando dois tipos de questionários: básico e amostra.
O Sul
por  O Sul
31/07/2022 20:28 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia nesta segunda-feira (1º) a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 em todo o País. Estima-se que 75 milhões de domicílios sejam visitados por 180 mil recenseadores em todos os municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, a previsão é de que mais de 4 milhões de domicílios sejam visitados por cerca de 11 mil recenseadores.

O Censo é uma operação importante para o País porque permite conhecer os detalhes de como a população vive, quantas são as pessoas e onde elas estão.

O 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A perspectiva é atingir 50% do País no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo deverá ser encerrado em outubro.

Os primeiros resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município devem ser publicados no dia 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Na área de Erechim, composta por 29 municípios, 250 profissionais contratados estarão envolvidos na coordenação, supervisão e coleta das informações, aplicando dois tipos de questionários: básico e amostra. 

A equipe de recenseadores estará devidamente uniformizada, com boné, colete, crachá (contendo nome, matrícula e QR code). Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181ou acessar o site

 O IBGE solicita à população que colabore recebendo bem o recenseador e prestando as informações de forma mais fidedigna possível.

Dúvidas sobre a identidade dos recenseadores poderão ser consultadas, através do QR code, pelos telefones: 0800 721 8181 ou (54) 3321-1291 e, ainda, pelo site: respondendo.ibge.gov.br

Geolocalização

O Censo 2022 será feito 100% de forma digitalizada. Desta vez, não só a coleta eletrônica, mas cada smartphone ou dispositivo móvel de coleta (DMC), utilizado para fazer o Censo, vai estar com um chip que vai permitir a transmissão direta dos dados coletados. Caso esses equipamentos venham a ser extraviados ou sofram algum acidente, a informação já foi transferida.

Outro ponto importante é que, para a entrevista, o cidadão precisa estar domiciliado. A expectativa é identificar 76 milhões de domicílios particulares, de acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE.

Além disso, todas as casas serão geolocalizadas. Com isso, é possível saber com exatidão a quantidade de domicílios em determinado local. A ferramenta pode ser útil, inclusive, em situações de desastres como as ocorridas em Brumadinho, em janeiro de 2019, e em Petrópolis, em março deste ano.

Questionário específico

Outras novidades introduzidas pelo Censo 2022 incluem a maior identificação de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e em comunidades indígenas, que terão questionários específicos.

O Censo inclui também perguntas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas diagnosticadas por profissional de saúde com transtorno de espectro autista (TEA).

O Censo é constituído de dois questionários: um menor, que demora cinco minutos para ser preenchido; e outro maior, que demora em torno de 16 minutos. Cerca de 10% da população vai precisar responder ao questionário mais completo.

Tecnologia

O IBGE conta este ano com um data center para auxiliar no processamento das informações do Censo Demográfico 2022.

O arcabouço tecnológico desenhado para o Censo permitirá que os resultados sejam divulgados de forma mais célere, ao contrário do que ocorreu em edições anteriores.

A meta é publicar, no início de 2023, as primeiras informações. Em dezembro de 2022, serão divulgados resultados preliminares do Censo referentes à população. Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

Ainda na estrutura tecnológica, há uma parte relativa à proteção e segurança dos dados. Toda a equipe do IBGE, que alcança cerca de 220 mil pessoas, foi treinada para mostrar os códigos de ética e boas práticas em relação a sigilo e confidencialidade.

Os dados dentro dos equipamentos estão criptografados e contarão com um sistema de proteção. Mesmo depois da realização do Censo, o IBGE tem uma política de sigilo e confiabilidade, além de comitês de ética, responsáveis por essa questão internamente.

“A população pode ficar tranquila que as informações não serão disponibilizadas nunca. A confidencialidade e o sigilo das informações fazem parte da criação de um instituto de estatística como o IBGE”, afirmou Azeredo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE