Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade
Gestor da Tecnosinos fala sobre governança e fomento à inovação em evento na Incubadora Tecnológica de Erechim
Estavam presentes no evento, empresários, representantes de entidades do comércio, indústria, instituições de ensino, acadêmicos e estudantes ligados a área de tecnologia e inovação.
Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
02/08/2022 15:18 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Incubadora Tecnológica de Erechim (ITE), realizou, no fim da tarde de ontem (1o), uma palestra com o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, sobre Governança Colaborativa. Na ocasião, ele falou sobre como estruturar um ecossistema de inovação, empreendedorismo, gerar novos negócios, riqueza, com impacto econômico e social. Estavam presentes no evento, empresários, representantes de entidades do comércio, indústria, instituições de ensino, acadêmicos e estudantes ligados a área de tecnologia e inovação.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destacou que o município está atento a esta nova realidade e as demandas do setor tecnológico, e, principalmente, a necessidade de se investir em inovação no município para estruturar novos negócios e gerar mais empregos e renda com o fomento destes segmentos. “A vinda do diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, é mais um passo importante para estruturarmos o nosso futuro Polo Tecnológico”, disse.

“Sucesso está na capacidade de governança”

O diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, falou sobre o processo de governança do Parque Tecnológico São Leopoldo, a Tecnosinos. “O sucesso do parque está na capacidade de governança estruturada na tríplice hélice, que é compartilhada entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Prefeitura de São Leopoldo, e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo (Acist-SL)”, afirma.

O gestor executivo do Tecnosinos ressalta que ao longo dos anos a troca dos indivíduos não compromete os projetos tecnológicos. “A governança dá perenidade, e a estrutura funciona independente da pessoa que esteja lá. O comprometimento é com a inovação e o desenvolvimento econômico e social, fazer bons negócios e gerar riqueza de forma distribuída”, comenta.

A Tecnosinos, disse Silvio, tem atualmente 110 empresas, 50 startups e 60 consolidadas, atua em cinco áreas, tecnologia da informação, automação e semicondutores, tecnologias para a saúde, tecnologias socioambientais, e comunicação e convergência digital.

Ele observa que cinco das 10 principais empresas contribuintes são de São Leopoldo. “O Tecnosinos gera 6 mil empregos diretos, e para cada R$ 1 público captado e investido resulta em R$ 46 de investimentos privados. O Tecnosinos se torna um braço de políticas públicas do governo para fomentar a tecnologia e a inovação”, explica.

“Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) tem mais de 110 empresas graduadas nos 21 anos de história. Possui 7 parceiros estratégicos regionais, nacionais e internacionais: SEBRAE, REGINP, ACIST, ANPROTEC, IASP, AMAZON, SENAC. Tem Banco de Mentores, criado em 2020, com 35 profissionais de mercado. Possui 36 parceiros prestadores de serviços, com valores diferenciados para as startups incubadas”, comenta Silvio.

E, acrescenta, “94% das empresas graduadas permanece no mercado após um ano de graduação, e 88% das empresas graduadas permanece no mercado após cinco anos de graduação. O número de pessoas sensibilizadas pelos programas da incubadora em 2020 entre talentos, visitas, aulas do eixo e o Prêmio Roser chegou a 2 mil pessoas. Por fim, temos 29 novos projetos para seleção no Processo de Incubação”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE