Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Diretor da Conab, responsável por leilão de arroz, entra em licença remunerada

O afastamento ocorre em meio à crise do arroz, com a anulação do contestado leilão para compra pública de arroz importado.

Canal Rural
por  Canal Rural
17/06/2024 17:40 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O diretor executivo de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos, entrou em licença remunerada na sexta-feira (14) até a próxima sexta-feira (21), conforme agenda do executivo publicada no site da empresa pública. Após esse período, ele tem uma nova licença de 8 a 9 de julho. O afastamento de Santos ocorre em meio à crise do arroz, com a anulação do contestado leilão para compra pública de arroz importado realizado pela empresa pública. O leilão é da responsabilidade da diretoria de Santos.

De acordo com o Canal Rural, a permanência de Santos à frente da diretoria é discutida entre o Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Palácio do Planalto após inconsistências no edital e por ligação de Santos com um dos intermediários do certame.

Santos é ligado a um dos empresários que intermediaram o maior volume de lotes arrematados no leilão, Robson Luiz de Almeida França, presidente da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e sócio proprietário da Foco Corretora. A proximidade de Santos com França chegou até os órgãos de controle do Executivo. Além de terem atuado conjuntamente como assessores parlamentares do ex-deputado federal Neri Geller, Santos e França são próximos. A Controladoria Geral da União (CGU) apura suspeitas de conflito de interesse, tráfico de influência e favorecimento no leilão.

O futuro de Santos à frente da diretoria pode ser definido pelo Conselho de Administração (Consad) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na próxima quinta-feira (20), em reunião ordinária do colegiado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE