Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mariano Moro recebe Certificação Safira do Selo Caixa Gestão Sustentável da Caixa

A cerimônia de entrega oficial aconteceu na superintendência da Caixa em Passo Fundo, na sala “Cidades e Estados”, um espaço dentro da Caixa dedicado aos municípios utilizarem.

Cristiano Pertile /Assessoria
por  Cristiano Pertile /Assessoria
14/06/2024 13:46 – atualizado há 43 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Administração Municipal de Mariano Moro teve o reconhecimento de seus trabalhos e ações pela Caixa Econômica Federal. Na última quarta-feira (29), o município recebeu o Selo Caixa Gestão Sustentável – Certificado Safira, por apresentar indicadores públicos que correspondem as boas práticas de gestão municipal, através da avaliação dos aspectos ambientais, sociais, de governança e climático. A cerimônia de entrega oficial aconteceu na superintendência da Caixa em Passo Fundo, na sala “Cidades e Estados”, um espaço dentro da Caixa dedicado aos municípios utilizarem.

O certificado foi entregue das mãos do superintendente, Gustavo Muller, gerentes Fabiana Dal Vesco e Eloida Borba e supervisora, Caroline Kellermann, ao prefeito, Irineu Fantin, ao vice-prefeito, Valdecir Mariano Pinto, acompanhados dos servidores públicos municipais, Marlova Faggion Ecco, Edson Roberto Otfinoski, Adriana Mattia Mettler, Gilmar Ruaro e Marta Arnod.

Mariano Moro, além de ser o único município a receber o certificado Safira entre os 224 de abrangência da superintendência da Caixa Econômica Federal de Passo Fundo, também é o terceiro a receber o nível de certificação Safira e o primeiro neste ano de 2024, no âmbito Estadual, atingindo 84% nos indicadores avaliados pela pesquisa da Caixa, correspondendo a 84 pontos, conforme as regras.

Além de prestar reconhecimento e valorizar a gestão pública municipal, entre as vantagens para os municípios que obtém esta certificação está a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto à Caixa e a divulgação de uma Gestão/Administração transparente, voltada a correta aplicação dos recursos públicos.

O Selo

O Selo Caixa Gestão Sustentável, com validade de dois anos, tem por objetivo incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local. É um reconhecimento criado pela própria Caixa, destinado aos municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental na gestão pública local.

A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções eficientes nestas áreas, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores distribuídos em 4 categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático, esta última, incluindo aspectos relativos às mudanças climáticas.

O Selo tem quatro níveis, sendo Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão. Para o Selo Cristal mínimo de 60 pontos alcançados; para o Selo Topázio mínimo de 70 pontos alcançados; para o Selo Safira mínimo de 80 pontos alcançados; e para o Selo Diamante mínimo de 100 pontos alcançados.

Este certificado também tem a finalidade de apoiar os municípios a alcançarem as metas da agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE