Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Nova atração da TV Câmara terá ex-presidentes do Legislativo como protagonistas

Série de entrevistas vinculadas ao Memorial Legislativo tem previsão de ir ao ar a partir de outubro

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
11/06/2024 22:47 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde o mês de maio, a TV Câmara tem realizado entrevistas com os ex-presidentes do Poder Legislativo erechinense, a fim de recordar e compreender os mais diversos períodos da política municipal. O programa, chamado de “Legado Parlamentar”, representa também uma nova etapa na construção do Memorial Legislativo, criado a partir de projeto de lei em 2021, e tem previsão de ir ao ar a partir de outubro, após o primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro.

Ao todo, serão quase 30 entrevistados, que abrangem cinco décadas de muitas histórias e momentos marcantes do passado e do presente de Erechim. Apresentadora do “Legado Parlamentar” e coordenadora da TV Câmara, Cristiane Rhoden afirma que a principal finalidade do programa, assim como do próprio memorial, é eternizar o legado de quem ajudou a construir a história do Legislativo.

“Ouvir os ex-presidentes tem sido uma tarefa muito positiva, pois podemos entender muitos processos, atos e ações que aconteceram no parlamento municipal”, avalia.
Na foto, o ex-presidente Celso Alves Machado, que esteve à frente do Poder Legislativo entre maio e dezembro de 1988

Uma rica fonte de pesquisa

Quando criado, o Memorial Legislativo foi pensado também como uma fonte para pesquisas, já que reúne um vasto acervo que tem sido enriquecido com os depoimentos dos ex-presidentes. 

“Tenho certeza que estes depoimentos irão auxiliar na realização de pesquisas e na construção de um rol de informações que serão úteis, inclusive, para o aconselhamento de futuras gerações e no desenvolvimento da nossa cidade”, completa Cristiane.

Sobre o Memorial Legislativo

Instituído em 2021, o Memorial Legislativo de Erechim já conta com as galerias virtuais de ex-presidentes e vereadoras e um grande espaço físico situado no subsolo da Câmara de Vereadores. No local, a comunidade tem acesso a diversas informações como apresentação detalhada do projeto e do grupo de trabalho envolvido; galeria física de vereadoras; história da Casa do Povo; linha do tempo de acontecimentos políticos; hinos e símbolos municipais, além de exposição de itens históricos, honrarias concedidas pelos parlamentares e a simulação de como eram os gabinetes no passado.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE