Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeitura de Erechim alerta para a importância da vacina contra a gripe

Índices de imunização contra a doença estão abaixo do esperado. Em Erechim a vacinação atingiu somente 34,53% do público

Assessoria
por  Assessoria
17/06/2024 14:05 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Municipal de Saúde chama atenção da população para a importância da vacina contra a gripe pois, com a chegada do inverno, é comum observar um aumento nos casos de doenças respiratórias, incluindo a influenza. A vacinação anual contra a influenza é a principal forma de prevenção, mas, infelizmente, os índices de vacinação estão abaixo do esperado, especialmente entre crianças e idosos.

Diagnóstico da Influenza

Atualmente, os testes específicos para influenza não são recomendados pelos protocolos do Ministério da Saúde para a maioria dos casos. O diagnóstico da gripe pode ser feito de maneira eficiente pelos médicos, baseando-se nos sintomas apresentados pelo paciente, como febre alta, tosse, dor de garganta, dores musculares e mal-estar geral.

Tratamento da Influenza

O tratamento da influenza envolve tanto medidas farmacológicas quanto não farmacológicas. Entre os medicamentos, o Tamiflu é uma opção, mas devido à alta demanda nas últimas semanas, tem ocorrido desabastecimento em todo o Estado. 

As medidas não farmacológicas são igualmente importantes e incluem:

  • Boa alimentação e hidratação: Manter uma dieta equilibrada e ingerir bastante líquido.
  • Repouso: Descansar o corpo para auxiliar na recuperação.
  • Uso de máscaras: Pessoas com síndrome gripal devem utilizar máscaras para evitar a propagação do vírus.
  • Higienização das mãos: Intensificar a limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

A Importância da Vacinação

A vacinação anual contra a influenza é a estratégia mais eficaz para prevenir a doença, evitar complicações graves e reduzir o risco de óbito. Ela é especialmente crucial para os grupos prioritários, que incluem idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Apesar das campanhas de conscientização, incluindo ações em escolas, a adesão à vacinação continua baixa. Esse comportamento tem contribuído para a superlotação dos serviços de saúde, já que a proteção conferida pela vacina poderia reduzir significativamente a incidência de casos graves.

Dados de Vacinação em Erechim até 17/06/2024

Cobertura de Erechim: 34,53%

Cobertura RS: 42,98%

Cobertura Brasil: 39,49%

Cobertura público prioritário Erechim

Idosos: 39,58%

Crianças: 19,52%

Gestantes: 33,67%

Puérperas: 10,78

Pacientes que apresentarem sintomas como febre alta, desconforto respiratório e tosse devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É importante que essas pessoas utilizem máscaras ao buscar atendimento para reduzir a transmissão do vírus.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniele Colla, do ponto de vista coletivo, a vacinação contra a gripe protege não só o indivíduo, mas a comunidade. “Vacinas sempre salvaram e continuam salvando vidas. Estamos vivendo um período com unidades de saúde cheias de pessoas com doenças respiratórias, principalmente idosos e crianças, e são justamente as vacinas que vão evitar internações e agravamentos. Pedimos também a colaboração e a compreensão da comunidade neste momento onde as unidades registram alta procura de pacientes. Por isso é fundamental que as pessoas tomem a vacina contra a gripe”, destaca a secretária de Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE