Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Recuperação da agropecuária gaúcha reúne dirigentes na Emater/RS-Ascar em Porto Alegre

O objetivo é buscar o alinhamento institucional e a integração de ações para a reconstrução da capacidade produtiva do RS, em sintonia com as políticas públicas vigentes

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
11/06/2024 22:28 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de buscar o alinhamento institucional e a integração de ações para a reconstrução da capacidade produtiva do RS, em sintonia com as políticas públicas vigentes, o Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, sediou nesta segunda-feira (10/06) um encontro de representantes de diversas entidades ligadas à Agropecuária. O encontro foi uma realização da Emater/RS-Ascar e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), juntamente com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Foto: Ignácio Cordeiro, estagiário de Jornalismo da Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar.

Participaram as presidentes da Emater/RS e da Embrapa, Mara Helena Saalfeld e Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, além do secretário adjunto da SDR, Lindomar Moraes, e do secretário adjunto interino da Seapi, Márcio Madalena.

Durante o encontro, o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, apresentou o levantamento feito pelos extensionistas dos municípios atingidos pelas enchentes, que resultou no Relatório de Perdas referente à maior calamidade climática que atingiu o Rio Grande do Sul, divulgado na semana passada pela Instituição, e citou ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar no Estado, para o acolhimento e auxílio socioassistencial, abastecimento de alimentos e assistência técnica às famílias afetadas no meio rural e urbano. 

Na sequência, a Diretoria Executiva da Embrapa apresentou a iniciativa “Céu, sol, sul, terra e cor”, que visa a desenvolver ações emergenciais e estruturantes para a restauração ambiental e produtiva do RS. Os representantes da SDR e da Seapi também falaram sobre ações que estão sendo pensadas para a recuperação do RS.

Também acompanharam os relatos e discussões o superintendente regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, José Cleber Dias de Souza, o superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no RS, Milton Bernardes, o diretor executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, o deputado federal Elvino Bohn Gass e o ex-presidente da Emater/RS e coordenador regional do Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA) para a Região Sul, Caio Rocha, além do presidente da Central de Abastecimento do RS (Ceasa), Carlos Siegle de Souza, e do assessor técnico da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ismael Horbach. Acompanharam a reunião de trabalho, representando a Ufrgs, Alberto Bracagioli, professor adjunto do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia, e Gilmar Arduíno Marodin, professor titular da Faculdade de Agronomia da Ufrgs que atua no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE