Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Reunião da AMAU busca avaliar trabalho de artesãos na região

Os resultados podem contribuir para o desenvolvimento econômico da região da AMAU, tendo um olhar para a economia criativa.

Assessoria
por  Assessoria
12/06/2024 13:04 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta quinta-feira (13) às 19h, na Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos, será realizada mais uma etapa de coleta de dados da pesquisa Economia criativa e feiras de artesanato: estudo dos efeitos na AMAU, desenvolvida pela pesquisadora Débora Regina Schneider Locatelli, docente dos cursos de Bacharelado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim.

O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da atividade dos artesãos atuantes na Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) para o desenvolvimento econômico da cidade e região. Este estudo foi concebido para começar uma discussão de como está a economia criativa na AMAU.

Em um primeiro momento foi realizado contato com todos os municípios da AMAU para verificar quais tinham grupos de artesanato formados e realizavam feira de artesanato. Após este levantamento inicial está sendo realizado as coletas em 10 municípios da região, nos quais os artesãos são convidados a participar da pesquisa, bem como os agentes públicos, sendo que a participação de todos é voluntária e muito importante para a execução da pesquisa.

Os resultados podem contribuir para o desenvolvimento econômico da região da AMAU, tendo um olhar para a economia criativa. Podendo embasar políticas públicas que envolvam a temática do estudo. Para os artesãos o benefício é ter a possibilidade de poder ver a representatividade de sua atividade dentro da região da AMAU e conhecer melhor o ecossistema onde estão inseridos.

Os resultados serão divulgados em eventos e publicações científicas mantendo sigilo dos dados pessoais.

Já foram coletados dados em Estação, Sertão, Ipiranga do Sul, Erebango, Getúlio Vargas e estão sendo coletados também em Erechim, Barão de Cotegipe, Aratiba e Três Arroios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE