Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

"Probabilidade baixíssima" de chegada dos gafanhotos a SC, afirma secretário adjunto da Agricultura

Ricardo Miotto explica plano de contingência que é traçado em Santa Catarina. Estudos apontam que os insetos devem seguir para o Uruguai.

NSCTotal
por  NSCTotal
25/06/2020 14:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina traça um plano de contingência para a possível chegada de uma nuvem de gafanhotos. Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no Estado e no Rio de Grande do Sul. Conforme o secretário adjunto da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, Ricardo Miotto, é pequena a chance de que os insetos cheguem ao território catarinense.

— Monitoramento e vigilância são fundamentais, estamos todos alertas, em especial no extremo-oeste. Estamos traçando um plano de contingência. Mas é muito pouco provável, em função das questões meteorológicas e dos estudos disponíveis, é baixíssima a probabilidade. Mas estamos preparados e o momento exige atenção, garante o secretário adjunto.

A movimentação da nuvem de gafanhotos é afetada pelas condições meteorológicas. Estudos apontam que os insetos devem seguir para o Uruguai. Ainda assim, a secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural realizou uma reunião com a Defesa Civil, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para definir protocolos.

— Essa praga se alimenta de qualquer tipo de vegetal. O extremo-oeste, que seria em tese a primeira região afetada, está em entressafra. As pastagens estão em desenvolvimento e podem ser atingidas. A praga se alimenta de vegetais, hortaliças, tudo que vem pela frente. Se a nuvem chegar, há risco de danos na estrutura produtiva da região — avalia Ricardo Miotto.

Temperatura e circulação dos ventos são alguns dos fatores que afetam a ocorrência e o deslocamento da nuvem de gafanhotos. O clima mais quente favorece o surgimento do fenômeno. A espécia do gafanhoto está presente no Brasil desde o século 19 e causou perdas às lavouras de arroz na Região Sul do país entre 1930 a 1940.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE