Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

A culpa é nossa...

Por Anaximandro Zambonatto Pezzin

Anaximandro Zambonatto Pezzin
por  Anaximandro Zambonatto Pezzin
08/04/2020 18:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A culpa é nossa, quando insistimos assistir emissoras manifestamente tendenciosas e com interesses escusos;

A culpa é nossa, quando acreditamos nas mentiras que nos contam, mesmo frente à óbvias contradições;

A culpa é nossa, quando votamos sem analisar sequer minimamente a vida pregressa dos candidatos, elegendo pessoas desqualificadas e má intencionadas, não raro recolhendo ao chão um panfleto, enquanto se caminha até a urna;

A culpa é nossa, quando corruptos são reeleitos;

A culpa é nossa, porque na democracia a maioria impera, e mesmo que João ou Maria sejam conscientes o resultado vem do coletivo.

O despreparo, ignorância ou desinteresse da população não deveria prevalecer, mas ainda é uma força a ser vencida em nossa jovem democracia.

Num mundo movido a novelas e programas televisivos de baixo nível, noticiários direcionados a enganação ou para tentar denegrir/destruir a imagem do eleito, produzindo verdadeira desinformação, somado ao desinteresse de eleitores obrigados a votar, difícil esperar significativa melhora.

Enquanto a avassaladora maioria não for interessada e consciente, seguiremos sendo manipulados, grupos manterão a defesa de interesses escusos em acertos de portas fechadas, e o crescimento da nação seguirá engatinhando.

Fomos nós que votamos mal com base em más informações, de emissoras e meios de comunicação já a exaustão denunciados, ou simplesmente divididos por interesses pouco ou nada úteis.

Devemos agora arcar com o ônus das más decisões dos eleitos, esperar que nas próximas eleições tenhamos melhor acervo de informações para não reincidir nos erros cometidos, desejar que os eleitores entendam a importância do voto, mas, seja como for, a culpa é nossa.

AnaximandroZambonatto Pezzin, empresário e Advogado em Erechim RS, posGraduacoes em Gestão Cooperativa e Direito da Empresa e doConsumidor.

E-mailanaxpezzin@gmail.com


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE