Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Cidade

A revolta de moradores de Erechim com final de semana sem poder usar água da Corsan;vídeo

As queixas e reclamações dos moradores revelam indignação pela falta de qualidade e principalmente, pela falta de resposta prática da Corsan. No final da manhã a Corsan emitiu comunicado.

Redação
por  Redação
02/02/2020 09:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Fundamental para toda a vida no planeta Terra, a água está relacionada com diversas reações químicas e transporte de substâncias no corpo humano. Infelizmente, a água acaba sendo veículo de transmissão de doenças, por isso devemos ficar atentos a importância da qualidade da água para nossa saúde.

Além dos microrganismos transmissores de doenças a água está sujeita a detritos, contaminações por ferro, areia, lodo, sedimentos e muitos resíduos que se consumidos por anos a fio com frequência, podem prejudicar muito a saúde humana.

É obrigação dos municípios fornecer água tratada, potável e boa para beber. Para ser considerada água própria para consumo é necessário que se atenda alguns requisitos de potabilidade. Se tiver alguma substância que altera seu padrão, é classificada como poluída. Os componentes que indicam poluição orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos.


Não é o que vem acontecendo na cidade de Erechim, onde a qualidade da água que está chegando nas torneiras tem piorado a cada dia. Não são poucas as reclamações de consumidores insatisfeitos com o serviço. 

Neste final de semana, particularmente, as queixas e reclamações dos moradores da cidade revelam indignação pela falta de qualidade e principalmente, pela falta de resposta prática da Corsan.

Na manhã deste domingo, os erechinenses voltaram a encontrar "água negra". Muitas donas de casa, acionaram a máquina de lavar roupas e acabaram no prejuízo. O problema ocorre sempre após a falta de água e não está mais restrito nos bairros localizados nos pontos mais altos da cidade. As queixas e imagens se estenderam neste final de semana a área central da cidade.

Relatos que chegaram até o Au no dia de ontem, mostram que a situação da qualidade da água em Erechim, preocupa até mesmo quem ainda não foi atingido pelo problema, bem como a questão econômica, já que muitos estão se vendo obrigados a comprar água mineral para beber e fazer comida. “E quem não tem condições de comprar, faz o quê?”, pondera um consumidor.

Em meados de janeiro último, a Corsan Erechim informou em nota, que a turbidez da água era em decorrência da limpeza do reservatório principal da empresa e que se tratava de um "problema passageiro".

Comunicado da Corfsan, emitido no final da manhã deste domingo: 

"A Corsan informa que durante o dia de hoje (domingo 02/02/2020) estarão sendo feitas ações para minimizar os problemas de abastecimento e de turbidez da água distribuída.

Consequentemente poderão ocorrer oscilações de pressão e faltas de água em alguns locais da cidade de Erechim.

A completa normalização do abastecimento se dará na madrugada da segunda-feira (03/02/2020).

Sempre que o usuário perceber alterações bruscas na água distribuída, deve entrar em contato com a CORSAN através do telefone 0800 646 6444."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE