Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Acordo entre Assembleia e governo do RS vai garantir internet a estudantes e professores

Objetivo é utilizar o telefone celular para reforçar os conteúdos abordados em sala de aula

GZH
por  GZH
13/05/2020 22:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O retorno das aulas na rede estadual, previsto para o início de junho, deverá contar com uma nova ferramenta. A partir de um acordo com o governo do Estado, fechado nesta quarta-feira (13), a Assembleia Legislativa irá repassar R$ 450 mil mensais, por um ano, para custear o acesso à internet a estudantes e professores. O objetivo é reforçar conteúdos abordados em atividades presenciais, atenuando o impacto da paralisação devido ao coronavírus.

Nas próximas duas semanas, haverá contato com as operadoras de telefonia e o repasse dos números de telefones de quem aderir à iniciativa que poderá beneficiar até 900 mil alunos e docentes.

— (Queremos) ampliar o acesso dos alunos a conteúdos pedagógicos importantes e colaborar para que a educação continue chegando aos alunos da rede — comenta o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.

Com o plano especial de internet, que terá velocidade de 50 mbps (megabits por segundo), será possível somente acessar conteúdos educativos. Para isso, o Estado deverá utilizar um aplicativo existente voltado ao repasse de lições, o Google Classroom (Google Sala de Aula).

Os recursos serão repassados diretamente do caixa da Assembleia gaúcha para o governo, em um total de até R$ 5,4 milhões em um ano.

— Nada substitui uma aula presencial, mas é a ferramenta que há para que se consiga manter o conteúdo — relata o presidente da Legislativo, Ernani Polo (PP).

A ideia surgiu depois que o deputado Gabriel Souza (MDB) apresentou um projeto prevendo a compra de chips para celular a toda a rede de ensino estadual. No entanto, após discussões com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), houve o entendimento de que o acesso ao celular, atualmente, é facilitado e que ao menos uma pessoa da família possui o aparelho.

— Entendemos que a pessoa já tem o chip. Precisamos é dar o acesso à internet. A Seduc melhorou a ideia que nós tínhamos — relata Souza.

Para avaliar o impacto da suspensão das aulas presenciais, os estudantes gaúchos serão submetidos a uma avaliação, inicialmente marcada para agosto. A intenção é utilizar o resultado dos exames na definição do conteúdo para o restante do ano. A aplicação caberá à Universidade Federal de Juiz de Fora.

A partir do dia 18 de maio, a TVE vai transmitir aulas preparatórias para o Enem, de segunda a sexta, das 19h às 22h15.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE