Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Agricultores de São Valentim falam dos prejuízos causados pela estiagem

Chuva em pequeno volume chegou em partes do Alto Uruguai gaúcho na manhã desta sexta-feira(10). Até o momento somente o município de Ponte Preta anunciou na região o decreto de Emergência.

Rádio Planalto
por  Rádio Planalto
10/01/2020 08:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A grande dificuldade que os agricultores da região vem passando devido as altas temperaturas e a falta de chuva é de conhecimento geral, os produtores Aquilino Giaretta e Divino Censi, de São Valentim,  comentaram sobre as perdas que tiveram nos últimos meses. A publicação é da Rádio Planalto  de Passo Fundo. 

Aquilino fala que a dificuldade que eles vem passando é grande pois a agricultura depende acima de tudo do clima, e que estão esperando a chuva chegar para amenizar as perdas que já são muitas, ele explica que as plantações de milho já estão com praticamente 100% de perda, e grande parte da soja também, porém, devido a soja ser uma planta com recuperação fácil, ele acredita que se a chuva chegar ainda seja possível recuperar alguma parte da plantação.

Eles também comentam que plantações que normalmente tem uma tolerância maior ao calor, como o feijão, a mandioca e a batata, também estão começando a murchar e secar, "nisso que se vê que a falta de água é bastante", comenta Aquilino.

Divino Censi diz que a soja, planta que pode chegar a 80cm, está com apenas um palmo de altura, que as flores estão aparecendo, porém caindo e secando pela falta de água.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE