Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Água da chuva de cor escura chama atenção de moradores no RS

Queimada no Pantanal pode ter causado fenômeno.

CNN
por  CNN
14/09/2020 15:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Moradores de São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, compartilharam imagens de água da chuva com coloração escura. As imagens de baldes cheios com água turva viralizaram nas redes sociais nesse domingo (13), e é um fenômeno que pode ter sido causado pelo fogo no Pantanal.

De acordo com a meteorologista Catia Valente, consultada pela reportagem da CNN, a explicação para o fenômeno são as queimadas no Pantanal. Isso porque o vento que vem da direção norte a sul transporta ar quente, e com isso traz junto a fuligem dessas queimadas.

Ainda segundo a meteorologista, trata-se de um fenômeno comum após queimadas, que podem ocasionar até mesmo chuva ácida – mas não é o caso na cidade.

A chuva escura na cidade ocorre desde sexta-feira (11). Apesar da cor, a água não oferece perigo nem tem cheiro ou gosto. Mesmo assim, a orientação é que não deve ser consumida.

De acordo com imagens do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a fumaça das queimadas que devastam a Amazônia e o Pantanal começou a chegar nos últimos dias às regiões Sul e Sudeste do país.

Dados do instituto indicam que entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 10.153 focos de incêndio no Pantanal – número superior ao total registrado entre 2014 e 2019 (10.048).

A professora de Química da Ufrgs, Nadya Silveira destaca que se aas pessoas tiverem pouco contato com essa chuva turva, pode não haver reação imediata. Mas para uma exposição durante dias, as chances de ocorrer algum problemas não devem ser subestimadas.

"O problema das queimadas, além da questão ecológica, é que as pessoas vão ficar semanas expostas ao ar poluído, bem como à água e solo. Contaminação indireta! Difícil de medir. Mas tem efeitos colaterais imediatos ou a médio prazo.", diz.

Relação com queimadas

À CNN, o meteorologista André Madeira, da Climatempo, explicou outro fenômeno observado no Sul do país. Moradores de São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, compartilharam imagens de água da chuva com coloração escura.

"Toda essa fumaça provocada pela queimada vai para a atmosfera, e estamos com uma situação em que a circulação dos ventos é de norte para sul, então levanta essa pluma de fumaça em direção ao Sul do Brasil", esclareceu.

Apesar das evidências apontarem para a relação entre a chuva turva e as queimadas que consomem o Pantanal, Madeira afirmou que é necessária uma apuração mais precisa para comprovar essa ligação.

"Mas as chances são grandes e é quase certo que tenha origem nas queimadas no Centro-Oeste do Brasil", concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE